CPI do Cempra: em sessão da Câmara de Vereadores, Trojahn é taxado de “eterno candidato a secretário”

Por
CPI do Cempra: em sessão da Câmara de Vereadores, Trojahn é taxado de “eterno candidato a secretário”
CACHOEIRA DO SUL
2 de março de 2020 - igor0203

Foto: OC/Reprodução

A sessão da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul contou com críticas dirigidas ao secretário municipal do Meio Ambiente, Ronaldo Trojahn, na tarde desta segunda-feira (2). Durante discurso na reunião, Itamar Luz (PSDB), lamentou a falta de apoio do responsável pela pasta em episódio ocorrido na sexta-feira (28). De acordo com o vereador, sete cachorros (uma cadela e sete filhotes) estavam abandonados às margens da entrada ao antigo aterro sanitário, na localidade da Ferreira. “Liguei três vezes. Não me atendeu. Nem ligou de volta. Uma pessoa que estava do meu lado também ligou. Logo retornou”, descreveu Luz. “Não vou aceitar que me virem as costas! Sou um vereador e represento a população. Ou os secretários agora vão seguir o exemplo do prefeito?”, questionou o tucano ao mencionar a posição do prefeito Sérgio Ghignatti em se recusar a conceder entrevista aos veículos de comunicação ligados com a Família Germanos. “É uma vergonha! Não levaram sequer ração ou água! É responsabilidade da Prefeitura!”, completou.

Foto: OC/Reprodução

O também vereador Igor Noronha (MDB) pediu espaço e contribuiu com a discussão ao lembrar a ocasião no fim de 2019 quando o parlamentar participou das tratativas para a Associação Pelo Amigo assumir a gestão do Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra), no distrito de Três Vendas. “O prefeito concordou. Mas o eterno candidato a vereador colocou óbice (empecilho) de toda natureza. Posturas, inclusive, de ignorar e não atender. De não dar resposta. Achando que é melhor que alguém”, apontou. “Temos que lembrar a ele que foi eleito para estar aqui conosco. Não está por interesse dele. Aliás, a cidade inteira conhece ele como ‘candidato a secretário’, como se fosse um cargo eletivo nas próximas eleições”, acrescentou Noronha. “Então me associo com sua indignação pela incompetência do secretário”, finalizou o emedebista.

Foto: OC/Arquivo

Na sequência, Luz revelou aos colegas do Legislativo Municipal que irá apresentar proposta de implantar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o Cempra. “Vamos querer saber sobre os fiscais, por exemplo. Ainda o que foi feito com os animais mortos. E os espaços no Cempra para abrigo. Tudo o que for preciso”, acentuou o vereador.

A reportagem do Portal OCorreio entrou em contato com o secretário municipal, mas não obteve retorno com sua posição.

Os animais citados por Luz foram doados.