O projeto “Cozinha Comunitária” da Prefeitura de Cachoeira do Sul, coordenado pela Secretaria Municipal de Inclusão Social, começou sua atividade na Escola Municipal Dinah Néri Pereira. Serão servidas 105 refeições para 27 famílias cadastradas pelo Cras Cidadania.
Para isso, foram contratadas duas cozinheiras e uma servente, que serão responsáveis por preparar as refeições de segunda a sexta-feira, usando as instalações da cozinha da escola, que fica no Bairro Noêmia. De acordo com a nutricionista, Chaiene Elwanger, o projeto inicia de forma experimental, com adaptações sendo feitas ao longo do processo.
O cardápio do primeiro dia foi arroz com galinha, sendo servido sempre das 18 horas às 18h30 para as famílias previamente cadastradas. A refeição é entregue em viandas, que devem ser levadas para casa.
Das 105 pessoas cadastradas nesta primeira quinzena, 19 são crianças. A refeição dos adultos pesa cerca de 400 gramas e a das crianças tem cerca de 200 gramas.
Em 15 dias, o Cras envia nova lista, contemplando novas famílias. “Montaremos um cardápio novo semanalmente, sempre buscando variedade dentro da lista de produtos que estão sendo adquiridos. A partir desta quarta-feira chegam os legumes e eles passam também a serem incluídos nas viandas”, explica Chaiene.
O cardápio da primeira semana
Segunda-feira
– Arroz com galinha
Terça-feira
– Arroz, feijão, coxa e sobrecoxa de panela
Quarta-feira
– Macarrão com sardinha e legumes cozidos
Quinta-feira
– Risoto, feijão e legumes cozidos
Sexta-feira
– Arroz, feijão, polenta com frango desfiado e legumes cozidos