Covid: Secretaria da Saúde divulga planejamento contra aumento de casos

Por 6 de janeiro de 2022

Com o aumento de casos de Covid 19 desde a virada do ano, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde elaborou um pacote de ações para serem desenvolvidas para um novo contra ataque à proliferação do vírus, buscando diminuir o número de contaminados.

Veja abaixo o que a SMS pretende desenvolver nos próximos dias:

1 – MAIS TESTAGENS – Será ampliada a quantidade de locais para testes Antígeno e RT-PCR. Todos os postos de saúde oferecerão a possibilidade de realizar a coleta para identificação dos positivados, diariamente, a partir de segunda-feira (10/01), das 13h30min até às 15h30min. Esta é uma forma de identificar positivados e enviá-los para isolamento.

2 – Aumento da fiscalização dos monitorados – ampliação do número de equipes de agentes de saúde que fazem o monitoramento dos positivados, para que esses permaneçam em sua residência. Também será solicitado que os agentes de saúde lotados nos postos façam o monitoramento.

3 – Mutirão da Vacina – neste sábado, dia 8, das 10h às 18h, será feito um mutirão da vacina na Praça Honorato de Souza Santos, onde serão aplicadas todas as vacinas anti-covid, principalmente de reforço. Também será aplicada vacina anti-influenza e realizado testes Antigeno e RT-PCR para quem solicitar.

4 – Vacina itinerante – A partir de segunda-feira (10), equipes da SMS percorrerão os bairros em ambulâncias convocando as pessoas a fazerem a vacina e as aplicando em quem solicitar.

5 – Vacina no interior – A partir do sábado (15), será feito atendimento às linhas rurais do interior nos moldes da vacina itinerante nos bairros. A ambulância irá até a porteira das propriedades dos pacientes, com alto-falante, incentivando principalmente a dose de reforço.

6 – Vacina nas empresas – Conforme a solicitação das empresas com grande quantidade de funcionários, será enviada equipe para aplicar a vacina anti-covid no local.

7 – Busca ativa da 2ª dose – A busca ativa de quem precisa receber a segunda dose, e em breve o reforço, será ampliada. Esta ação continuará sendo feita pela Defesa Civil em conjunto com os agentes de saúde.

8 – 4ª Dose para Imunossuprimidos – Foi autorizado pelo Ministério da Saúde e começará a ser aplicado a 4ª dose para pessoas consideradas imunossuprimidos. Estas são pessoas com imunidade baixa, ocasionada por câncer, transplantes, HIV, doença auto-imune e outras doenças.

9 – Drive Thru – Sendo necessário, serão editadas novas edições do Drive thru para aplicação da vacina.

10 – Vacina Infantil: Assim que chegarem as vacinas, elas serão imediatamente aplicadas.