7.8 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 14 maio, 2021 - 11:02
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Covid: plataforma calcula quando você recebe sua dose

Uma ferramenta na web fornece uma previsão de quando uma pessoa deve ser vacinada contra a Covid-19, com base em dados que incluem desde idade até se integra grupo prioritário. Para fazer a projeção, basta responder a idade e o estado onde será vacinado. A plataforma calcula um tempo estimado para a aplicação da dose. A estimativa é baseada em dados sobre as doses já aplicadas, tamanho da população e no histórico do Sistema Único de Saúde na campanha de vacinação contra o H1N1 em 2020. Na sequência, o cálculo retorna com a previsão em meses e dias. No entanto, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) alerta, uma estimativa realista dependeria de outros fatores.


FAÇA AQUI SUA PROJEÇÃO DE QUANDO RECEBERÁ SUA DOSE CONTRA A COVID


Conforme o especialista em tecnologia da informação e um dos idealizadores do sistema, Renan Altendorf, a diferença de respostas por estado ou idade é consequência da velocidade média de vacinação e até mesmo pela forma de divulgação da campanha de imunização contra a Covid.

De acordo com o criador da calculadora, o Rio Grande do Sul conseguiu acelerar a aplicação nesta semana.

Os dados utilizados pela plataforma são atualizados diariamente com a média dos últimos sete dias de vacinação por estado e que são coletados diariamente por robôs – os bots – e validados um a um pela iniciativa “Coronavírus Brasil”, que agrega nas redes sociais dados e notícias sobre a Covid-19 desde o começo da pandemia no país.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde destaca que não se tem como fazer estimativas e aponta fatores como os prazos dependerem da remessa de novas doses e dos quantitativos que serão destinados ao Estado.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região