Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Covid: prefeito comemora resultados, mas destaca que “a guerra não acabou”

Crédito: Ass. Com.

“Não estamos cantando vitória, estamos comemorando os bons resultados que devem ser valorizados por nós e pela comunidade”, declarou o prefeito José Otávio Germano sobre os indicadores da pandemia em Cachoeira do Sul. Nos últimos 7 dias, a incidência de novos casos por 100 mil habitantes em Cachoeira do Sul e região é de 57,1, enquanto no Estado é de 126,8, o que classifica a cidade com a menor incidência do Rio Grande do Sul.

Na ocupação de UTIs, Cachoeira encontra-se na terceira melhor colocação. A UTI do HCB está com 3 leitos (de 10) ocupados. Já na enfermaria, 4 pessoas estão internadas, sendo 3 confirmadas para Covid e uma aguardando resultado.

Os números da vacinação também são motivos de orgulho para os cachoeirenses – a cidade está em 4º lugar na vacinação das cidades entre 50 e 100 mil habitantes, sendo que as duas cidades que lideram a vacinação nesse grupo são de fronteira, que receberam mais doses em razão da variante Delta.

Crédito: Reprodução

E os cachoeirenses que estão positivados estão cumprindo 100% o isolamento, conforme dados enviados pela Defesa Civil. A ação de monitoramento, determinada pelo prefeito José Otávio, iniciou em 2 de junho e é executada pela Defesa Civil e Secretaria da Saúde. No início da operação, os fiscais chegaram encontrar 12% dos positivados fora de casa, descumprindo o isolamento. Os dados de ontem, dia 9, mostram que nenhum dos positivados estava descumprindo o isolamento, ou seja, todos foram encontrados em casa.

O ineditismo da ação de testagem de funcionários dos setores econômicos é outro fator apontado pela Prefeitura como determinante para os bons números da atualidade. “Entendemos como de absoluta importância a testagem pois vários trabalhadores estavam atuando positivados e assintomáticos, contaminando outras pessoas”, destacou o prefeito.

Ainda conforme o prefeito José Otávio, os bons índices não significam que a Prefeitura cruzará os braços. “Sabemos que a guerra não acabou, novas cepas estão chegando e precisamos estar preparados, tomando os cuidados necessários e confiando na vacinação”, declarou o prefeito.

Sair da versão mobile