Covid: motivos para acreditar que Cachoeira está virando o jogo

Por 17 de junho de 2021

Um mês repleto de notícias desanimadoras para Cachoeira do Sul. Assim está sendo a pandemia em junho. Já são 29 óbitos por complicações com a Covid. O total é superior ao número registrado em 2020 (24). Nesta quinta-feira, o boletim da Secretaria Municipal da Saúde informou sobre quatro vidas perdidas. As vítimas foram um homem e três mulheres.

Ao todo, Cachoeira lamenta 156 óbitos desde o início da pandemia, além de 9.775 casos confirmados. Os dados mobilizam o Gabinete de Crise em decidir seguidamente pela manutenção do estado de Alerta dentro do Sistema 3As de Monitoramento.

Já as taxas de internação seguem altas. Na maior parte do período, acima dos 150% de ocupação.

No entanto, um levantamento do Portal OCorreio indica que as ações desenvolvidas pelas equipes envolvidas no planejamento estratégico da Prefeitura começam a surtir efeito, mesmo que em ritmo lento.

Um exemplo que aponta ao cenário de virada contra a Covid é o total de casos ainda ativos para a doença em Cachoeira do Sul. Em dez dias, o número reduziu em 466 pacientes que seguiam em recuperação, passando de 1.087 para 621.

Outro fator que sinaliza mudança de situação vem da apuração de recuperações. Conforme tendência verificada juntos aos boletins da pasta municipal da Saúde, Cachoeira do Sul ultrapassará a marca de 9 mil pacientes que venceram a Covid.

Cabe ainda destacar o avanço da vacinação. Conforme dados divulgados nesta semana pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal, foram vacinados mais de 35,8 mil pessoas com a primeira dose da vacina – o que corresponde a 43,6% da população. Já com a segunda dose, foram mais de 14,2 mil imunizados, representando 17,3% da população da cidade – em torno de 81 mil pessoas.