12.4 C
Cachoeira do Sul
sábado, 12 junho, 2021 - 20:16
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Covid: em dia de 1,4 mil doses, Cachoeira tem mais 1 vítima

Crédito: Ass. Com.

O boletim diário do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) deste sábado (8) destaca mais dois óbitos por complicações com a Covid-19. As vítimas são duas mulheres, de 44 anos – de Santa Cruz do Sul – e 65 anos – de Cachoeira do Sul, que estavam internadas.

O total de mortes em decorrência da doença sobe para 109 em Cachoeira durante a pandemia.

Na UTI Covid, o número de internados UTI Covid é de 17, sendo 15 pacientes de Cachoeira do Sul , um de Restinga Sêca e um de Novo Cabrais. Já na Enfermaria Covid são 18 internados.

Vacinação

Profissionais da Educação atenderam ao chamado da Prefeitura e representaram 88,16% dos vacinados na ação de enfrentamento à Covid-19 desenvolvida neste sábado (8). Juntos, unidades de saúde, drive thru da Fenarroz e ponto de imunização montado no Sindicato dos Professores Municipais (Siprom) aplicaram 1.427 doses das 7 horas às 12 horas. Deste total, 1.258 vacinados foram professores, monitores e demais profissionais incluídos nas listas encaminhadas pelas escolas à Secretaria Municipal da Saúde. Ainda receberam a primeira dose do imunizante AstraZeneca/Oxford, as pessoas portadoras de comorbidades com 18 anos ou mais, gestantes e puérperas conforme prevê orientação técnica do Ministério da Saúde.

Apenas a estratégia de vacinação no carro, no Parque da Fenarroz, aplicou 443 vacinas, sendo a maioria na área da Educação e apenas 20 aplicações em portadores de doenças crônicas.

As três maiores unidades sanitárias vacinaram, juntas, contabilizaram a aplicação de doses em 768 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na sede do Siprom, onde a imunização era restrita à categoria, 216 doses foram distribuídas.

A Secretaria Municipal da Saúde ampliou ainda na sexta-feira (7) para a faixa etária a partir dos 18 anos a vacinação contra a Covid-19 das pessoas portadoras de comorbidades após levar em conta a procura mais lenta pela comunidade nesta etapa da imunização, o que contabilizava uma sobra de aproximadamente 4 mil doses de AstraZeneca. Este também foi o principal fator motivador da portaria do Executivo Municipal que autorizou a imunização dos profissionais da área da Educação.

A vacinação para este público continua na segunda-feira (10).

Para receber a primeira dose do imunizante, basta procurar uma das três maiores unidades sanitárias do município: US1/INSS, US4/Centro Social Urbano ou US14/Bairro Marina. O usuário precisa apresentar documento oficial com foto e CPF, assim como a carteira de vacinação. No caso das comorbidades, a Secretaria Estadual da Saúde autorizou que o paciente preencha uma declaração, amparada pela apresentação de laudos ou atestados médicos quem comprove a doença.

A imunização dos profissionais da Educação leva em conta a portaria publicada pelo Executivo Municipal e respectivas listagens dos profissionais encaminhadas ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

VACINAÇÃO SÁBADO 08/05 – DRIVE + UNIDADES + SIPROM = 1.427 DOSES

Drive Thru Fenarroz – 443 doses (423 doses para profissionais da educação)
Siprom – 216 doses para profissionais da educação

Unidades de saúde – 768 doses
US1/INSS – 240 doses (181 doses para profissionais da educação)
US4/Centro Social Urbano – 313 doses (250 doses para profissionais da educação)
US14/Bairro Marina – 215 doses (188 doses para profissionais da educação)

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região