O primeiro caso para Covid em Cachoeira do Sul foi confirmado no dia 27 de março de 2020. Já a primeira morte em decorrência da doença foi anunciada no dia 16 de julho. Até o fim do ano, foram 24 óbitos por complicações com o Coronavírus. Já em 2021, o total de vidas partidas saltou para 121. Ou seja, 97 mortes no ano, o que representa quatro vezes mais vítimas da Covid do que em 2020.
Já o número de casos passou de 1.823 até o fim do ano passado para 7.998 neste domingo (23). O total de recuperações aumentou de 1.210 para 7.122.
Atualmente, Cachoeira do Sul tem 755 casos ainda ativos para a doença.
O que está sendo feito?
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura, o aumento verificado nos casos de Covid na última semana foi reflexo dos feriados no início do mês, a flexibilização dos protocolos pela população – por causa da sensação de falsa segurança – e até a possibilidade da presença de uma variante mais agressiva. A Prefeitura e a Secretaria de Saúde decidiram colocar em prática ações contra o avanço do vírus.
FISCALIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
A Secretaria de Obras, a partir desta semana, passa a centralizar a fiscalização contra a doença. Fará isto através do Setor de Posturas. Haverá mais fiscais durante a noite e o dia, dispersando aglomerações e cobrando o uso correto da máscara. A Secretaria Municipal da Saúde deverá instalar pontos de conscientização nas principais vias comerciais explicando à população o que não pode ser feito, distribuindo máscaras e álcool em gel.
NOVO CENTRO DE TRIAGEM
A Secretaria Municipal de Saúde irá anunciar um novo local para servir como centro de triagem alternativo. Isto para desafogar a UPA que recebe centenas de pacientes todos os dias. O novo centro atenderá sintomas leves, que são a grande maioria dos casos. A ideia é que o local fique próximo a UPA para facilitar o deslocamento das pessoas entre um local e outro em caso de necessidade.
MONITORAMENTO MAIS ABRANGENTE
A partir desta segunda-feira (24) começa a funcionar o novo monitoramento através de telefone e WhatsApp. Serão colocados à disposição da população dois telefones fixos, dois telefones celulares, e quatro linhas de WhatsApp para mensagens. Com isto, a pasta municipal espera prestar esclarecimentos de forma mais rápida tanto para pacientes em isolamento, quanto para pessoas com dúvidas sobre a doença que precisam ser respondidas.
MAIS VACINAS
Chega nesta esta segunda-feira (24) a primeira remessa na nova vacina da Pfizer. A Secretaria Municipal de Saúde pretende avançar na lista do Plano Nacional de Imunizações. Cachoeira é a cidade que mais vacina no Estado, entre os municípios com mais de 50 mil habitantes.
TESTAGEM CONTINUA
Embora tenha sido finalizado o programa de testagem em massa da população, ainda será possível fazer testes rápidos da doença nos postos de saúde. Será utilizado outro lote de quase 4 mil testes que possuem validade até novembro.
As testagens ainda podem ser solicitadas por empresas e outras organizações como foram no período da testagem em massa. Estão sendo adquiridos ainda novos lotes de testes de antígeno e RT-PCR para aplicação onde for necessário. Cada habitante com Covid, identificado e isolado, impede o contágio de em média outras dez pessoas.
DECRETOS NECESSÁRIOS
A Procuradoria do Município está permanentemente fazendo a análise da situação em Cachoeira e está preparada para elaborar decretos de contenção para a área que for necessário. O objetivo será diminuir as aglomerações e evitar o contágio exacerbado do vírus.
COLABORAÇÃO IMPORTANTE
Foi aberto canal direto com a Secretaria Estadual de Saúde, onde está sendo informado a situação da cidade. Também está sendo solicitado auxílio para internações em outros hospitais, caso necessário. O Estado se encarregou em analisar as cepas da doença em Cachoeira, para identificar novas variações, e instruir o município de como proceder caso isto aconteça.
CONSCIENTIZAÇÃO É O PRINCIPAL
“Várias ações conjuntas estão sendo tomadas para conter a crescente do COVID 19, mas nenhuma é tão importante quanto a população seguir os protocolos de segurança. Evitar aglomerações, ficar em casa o máximo possível, manter o distanciamento, utilizar máscaras e álcool gel ainda são a melhor forma de combater a doença. As vacinas são importantes, mas os grupos não vacinados ainda são extremamente suscetíveis ao vírus. Apenas com a conscientização da população conseguiremos vencer esta batalha e expulsar o Coronavírus de Cachoeira do Sul” – secretário municipal de Saúde, Marcelo Figueiró