Covid: Cachoeira está fora de lista de municípios com aplicações de doses vencidas

Por 6 de julho de 2021

Cachoeira do Sul não recebeu e nem aplicou qualquer dose de vacina fora do prazo de validade contra a Covid. A informação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Andre Santos. Após realizar uma rigorosa conferência em três lotes da vacina Astrazeneca que teriam sido administrados após o vencimento no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde (SES) produziu um relatório informando 877 registros de vacinas aplicadas após a data de validade, o que representa 0,27% do total de vacinas distribuídas nos três lotes (313.630 doses).

O documento, que traz o nome de todos os vacinados, para facilitar a busca, foi encaminhado nesta segunda-feira (5) às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que repassarão os dados aos 75 municípios onde houve localização dos registros. O Conselho das Secretarias Municipais da Saúde (Cosems) também recebeu o relatório, visando agilizar a verificação in loco. No relatório, Cachoeira do Sul não consta como um dos municípios que teria recebido doses vencidas.

Os lotes que teriam sido administrados após o vencimento recebidos pelo Estado são os seguintes: 4120Z005, com validade de 14 de abril e distribuído em 25 de janeiro, CTMAV520, com validade de 31 de maio e distribuído em 26 de março, e 4120Z026, com validade de 22 de junho e distribuído em 25 de fevereiro. Todos os lotes distribuídos aos municípios tinham, portanto, prazo de validade superior a dois meses.