A Prefeitura de Cachoeira do Sul divulgou novas restrições com objetivo de combater o avanço da pandemia no Município. A principal delas é a suspensão das atividades na rede de ensino e todos os níveis. O prefeito José Otávio Germano ainda confirmou que foi identificada a circulação da variante de Manaus em Cachoeira.
A variante de Manaus (P.1) do Coronavírus é de 1,7 a 2,4 vezes mais transmissível do que as outras linhagens do vírus, conforme estudo publicado na revista Science.
Outra medida definida será deflagrada nesta terça-feira (25): a Blitz da Conscientização, iniciativa que visa incrementar o plano de ações de combate ao Coronavírus em Cachoeira do Sul.
Uma equipe de agentes comunitários de saúde será distribuída pela pasta em cinco pontos estratégicos do centro da cidade para interagir com a população e orientar sobre os protocolos de prevenção ao contágio com a doença. Os servidores estarão munidos de panfletos com instruções sobre a Covid-19, máscaras faciais e álcool gel para higienização das mãos e permanecerão tanto nos pontos identificados como em deslocamento a pé nas ruas centrais para esclarecer dúvidas a respeito do tema.
O trabalho de conscientização ocorrerá das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira, a partir dos seguintes locais: em frente ao Tischler da 7 de Setembro, Loja Pompéia, Praça Honorato, Loja Quero-Quero, e Tischler Avenida Brasil.
Senhas
A respeito da vacinação no Município e tendo em vista o número de senhas não retiradas pelos idosos nos postos visando concluir a imunização pela CoronaVac, a Secretaria da Saúde promoveu nesta segunda-feira (24) a realocação para facilitar o acesso às fichas em pontos mais centrais da cidade. Desta forma, serão atendidas a partir desta terça-feira (25) das fichas 800 até a 1.000 nos postos da US1/INSS e US4/Centro Social Urbano. Não há mais senhas para serem retiradas na US14/Bairro Marina e para o drive thru, que vinham sendo distribuídas na sede da secretaria, no antigo Hospital da Liga.
Os pacientes que portarem senhas do drive e que perderam a data de aplicação para a segunda dose podem comparecer tanto na US1 como na US4.
SEGUNDAS DOSES
CORONAVAC PARA IDOSOS
US1/INSS
senhas 800 a 1.000
7 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas
US4/Centro Social Urbano
senhas 800 a 1.000
7 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas