Covid: 4,4 mil vacinados moravam fora de Cachoeira do Sul

Por 25 de julho de 2021

Dados da Secretaria Estadual da Saúde atualizados mostram que 4.422 vacinados em Cachoeira do Sul contra a Covid moram fora do Município. Ou seja, 6,3% do total aplicado. Com 71.936 doses já utilizadas na imunização em Cachoeira, um vacinado morava em outra cidade a cada 16 doses aplicadas em média.

O painel da Covid-19 da Secretaria da Saúde trouxe em sua atualização a inclusão de 63 mil casos que estavam represados. Nenhum desses era óbito. Somados aos demais casos que já seriam publicados, foram contabilizados nesta data 64.056 novos casos da doença.

Como o governo do RS divide pelas cidades gaúchas cada lote de vacinação que recebe?

O cálculo é feito a partir de estimativas populacionais do grupo prioritário que está sendo vacinado no momento. Sempre que chega um novo lote de vacinas, os municípios, representados pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), e a Secretaria da Saúde do RS, pactuam quem será vacinado, fazendo a estratificação a partir dos grupos prioritários. O cálculo leva em conta a quantidade de doses disponíveis, os grupos prioritários a serem contemplados e as estimativas populacionais.

Uma pessoa pode se vacinar em uma cidade na primeira dose e em outra cidade na segunda dose?

Sim. A vacinação pode ser realizada em qualquer município, independentemente de comprovação domiciliar. O ideal – de acordo com a Secretaria da Saúde do RS – é tomar as duas doses no município de residência.