A Corsan em Cachoeira do Sul conseguiu num período de 24 horas retomar o abastecimento de água da cidade, interrompido devido ao alagamento da casa de máquinas às margens do Rio Jacuí, proximidades da Barragem Ponte do Fandango em função da maior cheia já registrada no município. A alternativa buscada foi a colocação de uma bomba de recalque perto da Estação de Tratamento (ETA), localizada no Bairro Marques Ribeiro.
Na tarde desta sexta-feira (3), a Corsan informava que buscava um Plano B e foi possível graças à mobilização da gerência e as equipes da Companhia. A água voltou nas torneiras no início da manhã deste sábado (4) somente na parte baixa da cidade, ou seja, em alguns bairros. Na zona norte e demais regiões, a expectativa é de que o abastecimento fique normalizado a partir da tarde. Trata-se de uma alternativa provisória e a força da água também será moderada.
HOSPITAL, ASILO E PRESÍDIO RECEBEM ÁGUA DE CARRO PIPA
A casa de máquinas da Corsan às margens do Rio Jacuí, onde também se encontra um gerador, está submersa. Devido ao volume da cheia do Rio Jacuí e a forte correnteza, as equipes da empresa não conseguiam chegar ao local para manutenção ou conserto. Neste caso, por medida de prevenção, as bombas pararam de captar água no início da madrugada desta sexta-feira (3).
Neste meio tempo, a Companhia utilizou carro pipa para abastecer o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), Asilo Nossa Senhora Medianeira e Presídio Estadual, localizado no Bairro Cristo Rei.
CORSAN DIVULGA COMUNICADO
Em comunicado, por meio da assessoria de imprensa, a Coran explica que bairros da parte baixa de Cachoeira do Sul, que vai da Estação de Tratamento de Água (ETA) até a Praça Borges de Medeiros, começaram a receber água na manhã deste sábado (4). As outras regiões poderão voltar a ter abastecimento gradual mais para o final do dia, ainda com possibilidade de oscilação em alguns bairros.
O retorno da água foi possível depois de ser montada pela Corsan um novo sistema de captação de água emergencial no rio Jacuí, para substituir a estrutura que ficou alagada pela enchente.
A Companhia também fará manobras na rede para que todos os bairros sejam abastecidos de forma alternada e não fiquem sem água por muito tempo.