A Corsan tem um Plano B para Cachoeira do Sul com objetivo de retomar o abastecimento de água, interrompido nesta sexta-feira (3), após o alagamento da casa de máquinas pela cheia do Rio Jacuí junto à estação de captação, localizada nas proximidades da Barragem Ponte do Fandango. O gerente da Corsan em Cachoeira, Neorildo Dassi, participou de reunião e falou sobre o assunto na Prefeitura nesta sexta-feira.
A informação é que a Companhia está trabalhando para montar um recalque menor na área da Estação de Tratamento (ETA), situada no Bairro Marques Ribeiro e, desta forma, tentar normalizar minimamente a distribuição de água para a cidade partir das 14h deste sábado (4).
Enquanto isto, o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), Asilo Nossa Senhora Medianeira e o Presídio Estadual estão sendo abastecidos por um caminhão pipa.
FALSAS NOTÍCIAS SOBRE O TRATAMENTO DE ÁGUA
A Corsan esclarece que está circulando em grupos de WhatsApp, desde quinta-feira, 2, a informação falsa de que a Companhia não está conseguindo tratar a água fornecida à população e por isso não deveria ser consumida. A Companhia salienta que as equipes técnicas seguem realizando todos os procedimentos de tratamento da água, com segurança e qualidade, mesmo com as situações de cheias e alagamentos, garantindo o índice de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde.
A Corsan pede à comunidade que evite compartilhar informações sem verificar a veracidade, pois isso dificulta o entendimento da população sobre o que está acontecendo de fato e as providências que estão sendo tomadas.