Qual o plano B para a retomada do abastecimento de água em Cachoeira do Sul de parte da Corsan? Este questionamento está sendo feito pelos cachoeirenses após a cidade amanhecer nesta sexta-feira (3) sem abastecimento de parte da Corsan devido à inundação do Rio Jacuí, que acontece na cidade desde a última terça-feira (30).
Como a casa de máquinas, onde é feita a captação está submersa desde a madrugada desta sexta-feira, não é possível, conforme a Companhia, enviar água à estação de tratamento localizada no Bairro Marques Ribeiro.
No entanto, uma alternativa para restabelecer o abastecimento pode ser a instalação de uma bomba na área inundada próxima à estação de tratamento. A solução, no entanto, não tem confirmação pela Corsan e, desta forma, por enquanto não há previsão para a distribuição de água ser normalizada. Até porque, segundo a Defesa Civil, o Rio Jacuí continua aumentando seu nível – está em 28 metros – 10 metros acima de sua cota normal. Significa que a Cachoeira – se a Corsan não aplicar o Plano B – poderá ficar sem abastecimento por pelo menos uma semana.
A Corsan firma que os equipamentos na estação de captação pararam à 00h30 e a distribuição de água foi feita até a manhã desta sexta-feira, com o restante que ainda estava armazenado nos reservatórios.
EQUIPES NÃO TEM ACESSO À CASA DE MÁQUINAS
Em comunicado, a Companha diz que ainda não há previsão de normalização, porque as equipes da Corsan não tem acesso à casa de máquinas para a manutenção e conserto dos equipamentos. A Companhia estuda outra alternativa para realizar a captação de água. Como o acesso à cidade está bloqueado, também não é possível deslocar caminhões-pipas para auxiliar no abastecimento.
FAZER O ACOMPANHAMENTO
As condições do fornecimento de água em cada município podem ser acompanhadas no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento. Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
NOTÍCIAS FALAS SOBRE O TRATAMENTO DA ÁGUA
Na tarde desta sexta-feira, a Corsan divulgou que está circulando em grupos de WhatsApp, desde quinta-feira, 2, a informação falsa de que a Companhia não está conseguindo tratar a água fornecida à população e por isso não deveria ser consumida.
Em nota, a Companhia esclarece “que as equipes técnicas seguem realizando todos os procedimentos de tratamento da água, com segurança e qualidade, mesmo com as situações de cheias e alagamentos, garantindo o índice de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde”.
A Corsan pede à comunidade que evite compartilhar informações sem verificar a veracidade, pois isso dificulta o entendimento da população sobre o que está acontecendo de fato e as providências que estão sendo tomadas.