Corsan precisaria de um… “Plano C”?

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Corsan precisaria de um… “Plano C”?
CACHOEIRA DO SUL
11 de maio de 2024 - Crédito: OC/Arquivo

O vereador Magaiver Dias (PSDB) é autor de uma indicação protocolada na Câmara, destinada ao gerente da Corsan em Cacheoira do Sul, Neorildo José Dassi. A proposição sugere a construção de uma nova casa de máquinas para bombear água do Rio Jacuí, com maior elevação do que a atual, com equipamentos novos e com capacidade de manter o abastecimento na totalidade de residências em Cachoeira do Sul. “A atual casa de máquinas é muito baixa e com as contínuas enchentes que afetam o Município, acabam deixando a mesma inoperante”, justifica o parlamentar.

Ainda de acordo com o vereador, informações da Defesa Civil apontam que Cachoeira do Sul está entre os 20 municípios brasileiros mais atingidos por catástrofes naturais, o que reforça a necessidade de uma nova estrutura. “A cidade possui 80 mil habitantes que ficaram por vários dias sem abastecimento. Alguns bairros do Município ficaram mais de sete dias sem abastecimento”, lembrou Dias.

O autor da indicação também destacou a falha do “Plano B” montado pela Corsan/AEGEA como opção para prestar o serviço. “Não funcionou e deixou muitos cachoeirenses desassistidos. A água é essencial para a vida humana e para a higiene básica pessoal”, completou.

A medida em questão foi aplicada no decorrer da semana. Em um comunicado divulgado na quarta-feira (8), a companhia explicou as equipes estavam realizando o conserto de uma das bombas do sistema de captação de água alternativo montado emergencialmente em Cachoeira do Sul,  depois que as máquinas do sistema existente ficaram alagadas com a cheia do Rio Jacuí.

Magaiver Dias / Crédito: Ass. Com.

Magaiver Dias / Crédito: Ass. Com.

A bomba flutuante apresentou problemas na noite anterior. Após parte da tubulação que sai da bomba estourar, o sistema passou a operar apenas com uma das bombas flutuantes, deixando 70% da cidade sem abastecimento de água.

Até a normalização do abastecimento, a Corsan seguiu distribuindo água para a parte baixa da cidade. Na parte alta, com mais dificuldade de abastecimento por causa da necessidade de mais pressão, a população passou a receber água através de dois caminhões-pipa.

Contato

Para mais informações, a Corsan coloca à disposição da comunidade os canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.