A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pede que os usuários usem a água de maneira responsável. Desde quinta-feira, Cachoeira do Sul e diversos outros municípios gaúchos enfrentam sérios problemas com abastecimento. No sábado (4), a companhia improvisou um sistema de captação junto à estação de tratamento para puxar água do Rio Jacuí.
No entanto, a capacidade de recalque está limitada em 50%, o que possibilita à Corsan o bombeamento para os reservatórios em regime de revezamento, com aproximadamente 12 horas de abastecimento para as partes baixa e alta da cidade. Há, inclusive, pontos da zona urbana onde a água ainda não chegou às torneiras dos consumidores.
Portanto, a recomendação é para que a água seja usada com responsabilidade. “A prioridade nesse momento é para serviços de emergência como hospitais e abrigos, e uso pessoal consciente para higiene e culinária”, recomenda a Corsan.
RECOMENDAÇÕES DA CORSAN SOBRE O USO DA ÁGUA
– Usar para beber, cozinhar e higiene pessoal.
– Não é momento de lavar roupas, calçadas, carro e moto.
– Obras da construção civil precisam ser paralisadas neste momento, pois o concreto consome muita água quando está sendo feito.