Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Corsan orienta sobre uso consciente da água em tempos de estiagem

Vai faltar água em Cachoeira do Sul / EBC

Vai faltar água em Cachoeira do Sul / EBC

Água: escassez em tempos de pouca chuva requer atitudes que visem evitar desperdício / Foto: EBC

 

As altas temperaturas deste período, junto ao menor volume de chuvas, faz com que os cursos e fontes de água tenham seu volume bastante reduzido. Se persistente, essa condição acaba dificultando a captação de água, o que pode vir a significar problemas no abastecimento. Atenta e preocupada com esta realidade, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) divulgou uma série de orientações sobre o uso racional e consciente da água nesses tempos de escassas precipitações.

É nos períodos de pouca precipitação e vazão reduzida que podem ocorrer alterações naturais nas características da água captada dos mananciais, como a proliferação de algas. Quando em grande quantidade, esses organismos podem conferir odor e gosto característico à água. Mesmo que a potabilidade esteja garantida, nesses casos a Corsan realiza o monitoramento e os procedimentos operacionais necessários para minimizar seus efeitos, incrementando o tratamento com protocolos como a dosagem de carvão ativado.

A água é um bem fundamental para todos os seres vivos. Dela dependemos para nosso consumo direto, para produzir alimentos, para mover e desenvolver a economia, e sua falta pode causar doenças, fome e até ser fatal. Em razão disso é importante, principalmente nessa época do ano, que todos passemos a praticar o consumo consciente de água. Uma tarefa que cabe a cada um de nós, de forma individual e coletiva.

O uso consciente da água diz respeito a termos bem presente que é fundamental controlar e administrar racionalmente a maneira como a consumimos. Tomar alguns cuidados cotidianos ajudam na tarefa de manter a água disponível para todos.

Veja algumas atitudes simples e ao alcance de todos:
– Tome banhos curtos, de preferência abrindo a água do chuveiro somente para o enxágue.
– O mesmo cuidado deve ser observado ao escovar os dentes.
– Molhe as plantas com regador, e opte por fazer essa tarefa no início da manhã ou no final da tarde, para assim diminuir a evaporação.
– Evite lavar a calçada, e, caso seja necessário em alguma área específica, use balde e vassoura.
– Não lave o carro com mangueira, utilize balde e esponja para controlar a quantidade de água
– Fique atento a vazamentos em canalizações, torneiras e descargas, e, se for o caso, conserte-os com urgência.
– Se tiver máquinas de lavar roupa ou louça, utilize na carga máxima.
– Converse com pessoas de todas as idades sobre esse tema e ajude a ampliar a consciência sobre o nosso consumo da água.

 

Sair da versão mobile