Corsan explica os rompimentos de rede em Cachoeira

Por
Corsan explica os rompimentos de rede em Cachoeira
CACHOEIRA DO SUL
6 de novembro de 2024 - Na cidade, canalização antiga da Corsan exige atenção e agilidade para os sucessivos consertos / Foto: Corsan/Divulgação

Os rompimentos de rede da Corsan em Cachoeira do Sul tem sido uma constante. Somente nos últimos dias foram registrados quatro em áreas diferentes da cidade o que exigiu das equipes da Companhia agilidade e destreza para solucionar a falta de abastecimento de água. Diante do contexto, a reportagem do Portal O Correio recebeu da Corsan uma nota explicativa sobre os motivos que acontecem tantos rompimentos de rede.

Na cidade, desde o começo deste mês, aconteceram quebras na canalização da Corsan nos bairros Gonçalves, Tibiriçá, Medianeira e na Rua Sete de Setembro, centro da cidade.  Além disso, há outra situação com relação às redes. São casos em que a canalização está visível nas ruas como acontece na Rua da Aldeia, proximidades do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB).

O QUE DIZ A CORSAN

– Os rompimentos de redes podem ocorrer, por exemplo, pelo aumento de pressão em tubulações, movimentação do solo provocada por trânsito de veículos, escavações de obras ou por desgaste do material – no caso das canalizações mais antigas.

– Para evitar rupturas, a Corsan vem adotando várias medidas desde que passou a ser controlada pelo Grupo Aegea, em julho de 2023. Entre elas, destacam-se:

1 – Instalação de válvulas redutoras de pressão, que ajudam a controlar a força da água nas redes.

2 – Análises regulares de pressão nos encanamentos.

3 – Monitoramento à distância dos sistemas de abastecimento, 24 horas por dia, pelo Centro de Operações Integradas (COI), com sede em Porto Alegre.

4 – Substituição das redes antigas, de fibrocimento, por tubulações de PVC, que são mais resistentes à pressão e a rompimentos e mais duráveis. Nesta terça-feira, 5, começou a ser trocada a rede de água que passa na Rua Ivo Becker, em Cachoeira do Sul. As substituições devem seguir em 2025.

5 – Instalação de ventosas, que são dispositivos para evitar o acúmulo de ar nas tubulações após interrupções no abastecimento – o que pode provocar rupturas e vazamentos.

CANAIS DE RELACIONAMENTO DA CORSAN

A Corsan ressalta que está permanentemente disponível nos canais de relacionamento com os clientes e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Podem ser utilizados o aplicativo Corsan (no telefone celular), site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL