As estações de tratamento de água (ETAs) e de esgoto (ETEs) da Corsan em Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Santa Rosa e Santo Ângelo receberam, na Regional Central, em Santa Maria, o certificado ISO 9001. O reconhecimento é resultado do projeto Gestão de Qualidade, desenvolvido pela Companhia em busca de excelência nos serviços prestados e na satisfação dos clientes. A companhia vem trabalhando para que as 50 maiores unidades da empresa no Rio Grande do Sul recebam o certificado ISO 9001. As próximas a serem avaliadas serão as de Cachoeira do Sul e Venâncio Aires.
A sigla ISO vem da denominação em inglês International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normalização). Criada em 1987, para estabelecer um padrão internacional de qualidade de gestão de empresas, a certificação é um selo de competência, que amplia a credibilidade sobre produtos e serviços oferecidos.
As normas do certificado são aprovadas pela Organização Internacional para Padronização, uma organização não-governamental fundada em 1947. Os requisitos para o recebimento envolvem liderança, foco no cliente, planejamento, decisões embasadas em dados concretos de necessidades e competência e engajamento dos colaboradores das empresas.
Avaliação
As estações de tratamento de água e esgoto da Corsan passaram por uma série de avaliações e cumpriram todas as exigências. Entre elas, a qualificação da mão de obra com treinamentos, atendimento à legislação e regulamentações de saneamento, qualidade de matéria-prima, insumos, equipamentos e produtos utilizados nos serviços.
Também foram valorizadas pela certificação a busca de soluções rápidas e a eficiência em procedimentos operacionais, como limpeza de reservatórios e manutenção preventiva de equipamentos. Foram avaliados ainda os sistemas de captação de água bruta para tratamento nesses municípios, os serviços de manutenção e os laboratórios onde são realizadas as análises de qualidade e potabilidade da água distribuída à população.
“Fico impressionado com os avanços que temos tido no tratamento da água e do esgoto. Isso nos deixa muito tranquilos para continuarmos o nosso trabalho com tanta gente preparada para entregar um produto final de qualidade a cerca de 2 milhões de pessoas que fazem parte dessas regiões”
– diretor regional da Corsan, Alexandre Barradas