Após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no Brasil e de uma suspeita em Santa Cruz do Sul, os cachoeirenses passaram a procurar mais por máscaras cirúrgicas e álcool gel. A reportagem do Portal OCorreio realizou uma pesquisa na manhã desta sexta-feira (28) em estabelecimentos da cidade. Segundo as informações repassadas, as vendas aumentaram desde a última semana.
O volume varia conforme estabelecimento. A busca pelos produtos ampliou entre 30% a 100% nas farmácias. Em um dos pontos pesquisados pela reportagem, o estoque acabou nesta quinta-feira (27) e obrigou a encomenda de mais máscaras e álcool gel. A expectativa é que os materiais estejam disponíveis ainda nesta sexta-feira (28) aos clientes.
Conforme o levantamento realizado pelo OC, a previsão é que a procura aumente ainda mais nos próximos dias com as atualizações no número de casos.
Leia também:
Coronavírus: COE da 8ª CRE reúne a saúde para traçar diretrizes de ação
Vacinação contra a gripe será antecipada de abril para março
Coronavírus: roda de chimarrão deve ser evitada, diz ministro
Santa Cruz do Sul tem primeiro caso suspeito de Coronavírus
Saiba mais
A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que o Coronavírus é transmitido por gotículas de saliva que se espalham pelo ambiente. Com isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.
Sobre o uso de máscaras, estudos mostram que pode reduzir o risco de infecção, mas o acessório é recomendado em situações locais de surto intenso. Esse é o único cenário no qual se indica a máscara para a população geral.