CoronaVac e AstraZeneca: Cachoeira recebe noves lotes para 2ª dose

Por 14 de julho de 2021

A Secretaria da Saúde distribuiu, na manhã desta quarta-feira (14), 406.250 doses da vacina contra a Covid-19 das fabricantes AstraZeneca (308.590 unidades) e CoronaVac (97.660), todas exclusivamente para segunda aplicação (D2). O público-alvo, no caso da AstraZeneca, é quem recebeu a primeira dose entre 10 e 12 semanas ou, para CoronaVac, quatro semanas. Do total, são 308.590 AstraZeneca e 97.660 CoronaVac para todo o Estado. Ao todo, a Região recebeu 6.470 da AtraZeneca – incluindo Cachoeira do Sul. O Município ainda teve disponibilizadas mais 390 doses da CoronaVac.

As Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) retiraram as doses referentes aos seus municípios de abrangência por via terrestre. Duas regionais, a 4ª CRS (com sede em Santa Maria) e a 14ª (sede em Santa Rosa) optaram por retirar suas cargas na quinta-feira (15), juntamente com a distribuição de nova remessa da vacina contra a gripe.

As doses da AstraZeneca estão sendo distribuídas com o objetivo de antecipar em até duas semanas o intervalo entre as aplicações. A decisão, que também inclui o intervalo entre doses da vacina da Pfizer, foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e de municípios, na segunda-feira (12).

O objetivo é garantir melhor resposta imune para a variante delta, uma vez que foram detectados dois casos suspeitos no Estado. As amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e os resultados devem sair até a sexta-feira (16). Apenas uma dose da vacina é pouco efetiva para essa variante.

A organização da aplicação das segundas doses, assim como das primeiras, é de responsabilidade dos municípios, que podem escolher a melhor estratégia para atingir o público-alvo em cada situação.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o adiantamento do intervalo entre doses não prejudicará o calendário vacinal estabelecido pelo governo do Estado. A previsão de vacinar 100% da população maior de 18 anos com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 é 20 de setembro.