Abordagem ríspida de Luiz Carlos Romani contra motorista de aplicativo causou reprovação geral entre os cachoeirenses / Foto e vídeos: Reprodução
O coordenador de Trânsito da Prefeitura de Cachoeira do Sul, Luiz Carlos Romani, foi flagrado nesta quinta-feira (6) ao abordar de forma violenta um motorista de aplicativo na Rua Ernesto Alves, no Centro, em frente a um supermercado. O profissional colocava as compras de uma passageira no porta-malas de seu carro quando foi abordado por Romani, que passou a dizer que iria autuar o motorista por estar parado em local supostamente irregular.
A discussão foi gravada e logo começou a viralizar pelo WhatsApp em diversos grupos de cachoeirenses. Nas filmagens, Romani aparece discutindo com o motorista, que segue fazendo o seu trabalho. Quando o motorista abre a porta do carona do carro, Romani encosta junto ao trabalhador e começa a destratá-lo, após insistentemente cobrar a documentação do homem. “Tu entendeu ou não entendeu?”, questiona Romani várias vezes, rispidamente, enquanto o motorista mantém a calma e pede respeito. “Eu não tenho respeito”, retrucou Romani.
Na sequência, o coordenador de Trânsito chega a tirar um celular das mãos do motorista, que aproveitou uma distração de Romani para reaver o aparelho do bolso das calças do coordenador de trânsito. E o motorista de aplicativo não foi o único a ser destratado por Romani. Nos vídeos, um senhor com algumas sacolas de compras de supermercados parece cobrar satisfações quanto às atitudes de Romani, que logo retruca: “Quem tu tá pensando pra vir dar ordem aqui? Cuida do teu nariz, véio (sic)!”, dispara Romani, dando um empurrão no senhor, logo na sequência.
Ainda nas filmagens, Romani tenta entrar em contato com a Brigada Militar. A corporação, no entanto, não atendeu ao chamado dele, que por não ser agente de trânsito não tinha legitimidade, autoridade e prerrogativa para multar o motorista. Embora seja questionável, o trecho onde o homem parou o carro é um recuo e é comum outros motoristas fazerem a mesma coisa, ou seja, pararem rapidamente para pegar passageiros ou familiares que saem com suas compras do supermercado ou de uma lancheria que também funciona no local.
Nas redes sociais, são inúmeros os comentários de internautas reprovando a atitude de Romani. Embora o coordenador de trânsito não tenha se pronunciado sobre o caso, no seu perfil do Facebook aparecem manifestações de pessoas proferindo xingamentos contra ele por conta do episódio desta quinta-feira. “E o respeito às pessoas onde fica? Gosta de abusar do poder? Revoltante o que você fez com o motorista hoje hein? Agrediu fisicamente e verbalmente”, diz um dos comentários no perfil de Romani.
Diante da repercussão que o episódio tomou, o prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano, avalia a possibilidade de exoneração do coordenador municipal de Trânsito, Luiz Carlos Romani.
Sindicato estadual quer a cabeça de Romani
O Sindicato dos Motoristas de Transporte por Aplicativo do Rio Grande do Sul emitiu nota na qual repudia as atitudes do coordenador municipal de Trânsito de Cachoeira do Sul, Luiz Carlos Romani. Assinado pelo presidente Guilherme Martin, o documento pede retratação e a imediata exoneração de Romani. “Exigimos a retratação do agente e a sua imediata exoneração por parte do Poder Público Municipal. Um coordenador de trânsito não está em serviço para agir com violência com nenhum cidadão”, diz um trecho da nota da entidade.
Assista a um dos vídeos que repercutiram nesta quinta-feira em Cachoeira do Sul:
Abordagem violenta de Luiz Carlos Romani causou perplexidade em Cachoeira do Sul