13.7 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 24 setembro, 2020 - 05:34
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • NEGÓCIOS
  • Cooperativa Sicredi Centro Leste RS mobiliza comunidade para o Dia de Cooperar 2020

Cooperativa Sicredi Centro Leste RS mobiliza comunidade para o Dia de Cooperar 2020

Crédito: Divulgação

Movidos pelo tema do Dia de Cooperar (Dia C) 2020 – Com atitudes simples movemos o mundo, os colaboradores da Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Leste RS estão envolvidos em diversas atividades. “A cooperação faz parte da nossa essência e num momento tão delicado como o que estamos vivendo, todos os nossos esforços estão voltados para ajudar as pessoas que mais precisam”, destaca o presidente da Sicredi Centro Leste RS, Paulo Alex Falcão. Este ano, o Dia C, que tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), ocorre em 4 de julho, estimulando iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas.

Cada uma das agências definiu a sua ação e firmou parceria com entidades locais, que estarão apoiando na arrecadação e destinação dos resultados das iniciativas. Em Cachoeira do Sul, sede da cooperativa, as três agências estão envolvidas no recolhimento de material de higiene e limpeza, bem como roupas e calçados, em parceria com a Pastoral Social da Paróquia Santo Antonio.

Em Guaíba, a mobilização do Dia C está coletando macarrão para o Banco de Alimentos do município. Já em Cerro Grande do Sul, a campanha busca arrecadar alimentos não perecíveis e cobertores, que serão distribuídos à comunidade. No município de Barão do Triunfo, a entidade parceira e beneficiada é a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com a arrecadação de alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, além de agasalhos e calçados.

Em Mariana Pimentel, a Sicredi escolheu como parceira a Associação Marinense de Amparo Animal (AMAA) e está coletando ração para cães e gatos em situação de abandono. Já em Serão Santana, com parceria do Lar do Carinho e da Apae, as doações podem ser de alimentos, agasalhos ou material de higiene e limpeza.

Alimentos – A maior necessidade das entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social tem sido a doação de alimentos. Desta forma, nos municípios de Encruzilhada do Sul e São Jerônimo (APAE), e Pantano Grande (em benefício do Distrito da Várzea e Comunidade Dois Cerros, com recolhimento nos Supermercados Popular Kroth e Santiago), a coleta de alimentos não perecíveis é a prioridade.

Na agência de Tapes, estão sendo recolhidos alimentos e também calçados e roupas, que serão distribuídos à comunidade pelo Centro de Atendimento à Pessoa Idosa e Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Já em Charqueadas, as doações de kits de higiene pessoal e limpeza vão beneficiar a Sociedade Lar Esperança e Sabedoria.

Em Sentinela do Sul, em parceria com a Casa da Dona Elia, estão sendo coletadas doações de alimentos não perecíveis e de kits de higiene e material de limpeza. Já em Butiá, uma grande mobilização com o Jeep Clube Trilheiros do Carvão, vai promover a coleta de roupas, calçados e agasalhos em benefício da comunidade.

Envolvimento – “As doações podem ser entregues junto às agências da cooperativa. Além da mobilização dos nossos colaboradores, também buscamos o envolvimento dos nossos 39 mil associados”, completa Falcão. Todas as iniciativas da Cooperativa obedecem às determinações dos decretos vigentes, uma vez que a participação se dá através da entrega dos donativos na medida em que os associados vão até a agência para realizar seus atendimentos ou suas atividades essenciais junto aos demais parceiros envolvidos, como supermercados.

Neste contexto de distanciamento, o aplicativo Conecta também vem aliando modernidade e cooperação. De acordo com as iniciativas cadastradas na plataforma on-line, há a possibilidade de realizar a doação sem precisar sair de casa.

Advertisement