“Infraestrutura turística e sinalização”, com 1.898 votos, foi a proposta mais votada na Consulta Popular deste ano no Corede Jacuí-Centro, que reúne Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Restinga Sêca e Vila Nova do Sul. Em segundo ficou “Apoio à infraestrutura hídrica rural”, com 1.019 votos; e em terceiro, fechando o placar das três propostas que receberão os recursos, “Aquisição de equipamentos, infraestrutura e manutenção de Desenvolvimento Social”, com 742 votos.
O Turismo apareceu no PED (Planejamento Estratégico de Desenvolvimento) do ano passado como a segunda vocação econômica da Região, atrás da Agricultura e Pecuária. A demanda havia ficado em terceiro, no ano passado, com 681 votos, mas não foi contemplada pelo critério de divisão, pois havia uma reserva às demandas de ordem social.
No geral, a CP deste ano foi melhor que a de 2023. Todos os municípios atingiram (e superaram) a meta de 2% para receberem os recursos. Novamente, Cerro Branco foi o que mais mobilizou, 19,05% dos seus eleitores. No ano passado, as sete cidades depositaram 3.684 votos, e este ano houve um expressivo aumento pela participação de 5.127 eleitores.
Apesar do retrospecto, o Corede Jacuí-Centro não conseguiu o bônus de R$ 500 mil que o Governo do Estado deve repassar aos nove melhores colocados, ficando em 10º lugar, com 4,61% de eleitores participando. Com este resultado, o Corede melhorou uma posição em relação ao ano passado. O campeão deste ano foi o Corede Celeiro, com 17,66% de eleitores votantes.
Confira os números completos da CP/2024: