Dos sete municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento Regional (Corede) Jacuí-Centro. Dos 7 municípios do Colegiado, somente São Sepé não atingiu os 2% necessários de votação na Consulta Popular deste ano para poder receber fatia dos recursos previstos.
O líder, confirmando a expectativa, foi Cerro Branco, que mobilizou 21,77% dos seus eleitores, com 789 votos. Numericamente, Cachoeira do Sul ficou na frente (1.689 votos), pois tem uma população maior. O grande feito da maior cidade da Região foi ter conseguido atingir a votação mínima (2,53%) para receber R$ 314 mil, pois vinha de duas consultas que não alcançava.
Entre as demandas escolhidas, correção do solo com calcário e cisternas para armazenamento de água da chuva ficou na frente, com 1.284, seguida da estação experimental para agroindústrias da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), com 833 votos. A demanda social contemplada foi a de melhorias e reformas habitacionais para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com 529.
“Como presidente do Corede, me sinto agradecido e privilegiado pelos 3.684 votos depositados nas seis demandas que compuseram nossa cédula, bem como pelo apoio que recebemos de muitos órgãos e de pessoas nessa trajetória. É uma conquista de todos e foi construída pluralmente” – Presidente do Corede Jacuí-Centro, Igor Noronha de Freitas