Confira as novidades no Zoológico

Por
Confira as novidades no Zoológico
CACHOEIRA DO SUL
20 de novembro de 2020 - zoo01

O Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul tem três novos moradores: um puma macho com cerca de 3 meses e um casal de veados catingueiros com aproximadamente quatro meses. Os bichos vieram da Universidade Federal de Passo Fundo e foram destinados ao zoo por serem filhotes encontrados sem mãe, o que tornaria difícil a sua readaptação ao habitat.

Crédito: Patrícia Miranda

Os animais estão em período de adaptação mas já podem ser visitados. No entanto, algumas vezes eles se escondem quando sentem que estão sendo observados. O puma, que ainda não tem nome, alimenta-se de carne e está sozinho em um recinto, apesar de já existir no Zoo um outro exemplar da espécia, a fêmea Bibi, com cerca de 6 anos. Antes de vir para Cachoeira ele passou por uma cirurgia de catarata. Já o casal de veados alimenta-se de frutas e verduras e estão juntos em um outro recinto. Eles são os primeiros moradores da espécie no Zoológico de Cachoeira do Sul.

Crédito: Patrícia Miranda

Hoje, o Zoológico Municipal tem cerca de 150 animais de diversas espécies. De acordo com o diretor do Zoológico, Alisson Boyink, desde a reabertura do local no final do mês passado, dezenas de pessoas visitam diariamente o espaço, que pode receber até 100 pessoas simultaneamente.

Crédito: Patrícia Miranda

CUIDADOS – Por causa da pandemia do Coronavírus, todas as pessoas que acessam o espaço tem a temperatura aferida com termômetro digital e há álcool em gel disponível na recepção para higienização das mãos. Há na equipe um servidor que atua na higienização das cercas e outros locais onde as pessoas estejam circulando.

Além de todos os cuidados de segurança, a reabertura do Zoológico apresentou à comunidade uma série de melhorias estruturais, que propiciam bem-estar dos animais que ali residem, além de mais conforto para os visitantes. Entre as melhorias realizadas nos últimos meses destacam-se a construção da quarentena – espaço utilizado quando necessário para adaptação e de descontaminação dos animais; a conclusão do calçamento entre os recintos; o ajardinamento do Zoológico e o enriquecimento ambiental dos recintos.

Outra novidade é um painel pintado na entrada do Zoológico, feito pelo estagiário do curso de Arquitetura e Urbanismo, Leonardo Borba Brum.

Crédito: Patrícia Miranda

Jardim Botânico e Zoológico Municipal

– Aberto de terça a domingo, das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas

– Excursões ou grupos com mais de dez pessoas que desejem fazer visita guiada devem agendar pelo telefone (51) 3724-6003 (no turno da manhã)