O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), referência regional em uma área de 11 municípios, iniciará 2025 com uma grande meta: a implantação do projeto do serviço de hemodinâmica na instituição e, desta forma, beneficiar uma área de abrangência de cerca de 200 mil pessoas. Para abordar o assunto, o superintendente do HCB, Luciano Morchel, concedeu entrevista para a jornalista, produtora e apresentadora do programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1, Dalcira de Oliveira.
De acordo com Morschel, o total de investimento está projetado em R$ 4 milhões. “A ideia vem sendo trabalhada há algum tempo, porque hoje pacientes da região necessitam buscar outros municipios para terem este atendimento especializado”, justifica o superintendente. Uma vez implantada o serviço de hemodinâmica, o HCB vai trabalhar de forma particular para após buscar o credenciamento pelo Serviço Único de Saúde (SUS). No entanto, não fica descartada a possibilidade do HCB de atuar em subcontração pelo SUS, no caso, por exemplo, de outras instituições necessitarem de apoio.
Atualmente, os pacientes da região que necessitam da hemodiânica – a maior parte cateterismo – são enviados para Santa Cruz do Sul e até Passo Fundo.
Ao ser questionado sonbre o serviço, Morschel explicou ser uma subespecialidade médica que visa realizar procedimentos para diagnosticar e tratar o mau funcionamento ou as alterações de órgãos, sejam eles neurológicos, endovasculares ou cardiológicos. “As técnicas de hemodinâmica são minimamente invasivas e podem ser utilizadas em diversas especialidades médicas”, completou.