O presidente da Intersindical de Cachoeira do Sul, Santo Tavares, e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Calçado e Vestuário de Cachoeira do Sul, Roberto Bastos, participaram do programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1 -, no fim da tarde desta segunda-feira (28). Os dirigentes sindicalistas debateram sobre a relevância do Dia do Trabalho, comemorado na próxima quinta-feira (1º), e o significado da data. Confira:
Saiba mais
O Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, é uma data que homenageia a luta histórica dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas.
Origem
A origem do Dia do Trabalho remonta ao final do século XIX, nos Estados Unidos. Em 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores organizaram uma grande manifestação em Chicago, reivindicando a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias.
O protesto deu origem a uma série de conflitos, como a Revolta de Haymarket, e resultou em repressões violentas e mortes de manifestantes. Em homenagem aos trabalhadores que lutaram e perderam suas vidas por direitos trabalhistas, o 1º de maio foi escolhido como símbolo da luta operária internacional.
Em 1889, durante o Congresso Operário Internacional realizado em Paris, a data foi oficializada como o Dia Internacional dos Trabalhadores.
O Dia do Trabalho no Brasil
No Brasil, o Dia do Trabalho foi celebrado oficialmente pela primeira vez em 1895, em Santos (SP), por iniciativa de grupos de trabalhadores organizados. No entanto, foi em 1925, durante o governo de Artur Bernardes, que a data se tornou feriado nacional.