O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país e com mais de 8 milhões de associados, foi encerra o ano com reconhecimento em dois dos principais rankings de economia e negócios do Brasil – “Maiores e Melhores 2024” da Revista Exame e “Valor 1000”, anuário organizado pelo Jornal Valor Econômico. Ambos são referências nacionais na avaliação das principais empresas de capital aberto ou com dados públicos, segundo critérios pré-definidos por institutos de pesquisa. “Traz uma alegria muito grande sermos apontados como a maior e melhor cooperativa de crédito”, comemora o presidente da Sicredi Gerações RS/MG, Paulo Alex Falcão, em entrevista ao programa Conexão 99 – da Rádio Vale Fm 99.1, na tarde desta segunda-feira (30).
De acordo com Falcão, as distinções recebidas, principalmente em um ano marcado por desafios como foi 2024 em razão das enchentes que atingiram o Estado, ampliam o grau de comprometimento da instituição. “Aumenta a responsabilidade. Temos que manter e melhorar”, indica. “Trabalhamos para qualificar pessoas, buscando evolução”, completa o presidente da coopeativa que engloba Cachoeira do Sul.
Na premiação da 51ª edição da Melhores e Maiores 2024, o Sicredi foi a empresa campeã na categoria “Cooperativas”, ao ocupar o primeiro lugar no Ranking, e o 32º lugar na categoria “Maiores”, em ranking com as 1 mil maiores empresas do país, considerando todos os setores. A instituição financeira também ocupa – por meio do Banco Cooperativo Sicredi, uma das estruturas do Sistema – o 10º lugar na categoria “Bancos”, ranking que engloba 105 participantes.
Com metodologia desenvolvida pela Exame, em parceria com o Ibmec, uma das mais conceituadas escolas de negócios do país, o ranking Melhores e Maiores analisa não somente os indicadores financeiros e contábeis, como também a diversidade na gestão, boas práticas ambientais e de governança. A premiação engloba as maiores empresas em 16 setores, incluindo as categorias de bancos e cooperativas.
Já no ranking do Valor 1000, anuário do Jornal Valor Econômico, o Sicredi conquistou o sétimo lugar na categoria “100 Maiores Bancos”. Além disso, também se destacou em outras 9 categorias do guia, que considera o balanço combinado do Sistema. Entre os destaques, ocupou a 6ª colocação entre os 20 maiores em Operações de Crédito e em Depósitos Totais, e o 7º lugar entre os 20 maiores em Receita de Intermediação, melhor Resultado Operacional sem Equivalência Patrimonial e os mais Rentáveis sobre o Patrimônio Médio, entre os grandes.
Realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Serasa Experian, a 24ª edição do Valor 1000 analisa 27 setores não financeiros da economia brasileira, as 1000 maiores empresas do país, as 50 maiores por região e oferece um panorama completo do setor financeiro, que inclui a classificação dos 100 maiores.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2,7 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.