O programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1 – da noite desta quinta-feira (7) trouxe um impasse envolvendo uma família de Porteira Sete. Conforme apuração da jornalista e produtora Dalcira de Oliveira, as três filhas enfrentam dificuldades com o transorte escolar. A mais velha, de 17 anos, está sem ir para a sala de aula no Centro da cidade desde maio, período das enchentes que assolaram o Estado, incluindo Cachoeira do Sul.
A situação envolve a Ponte do Iruí, que foi reerguida por iniciativa da própria comunidade. No entanto, sem a autorização de um engenheiro, a decisão é que não haja passagem de veículos que realizem o transporte escolar. “No ano, ela foi três vezes só na escola”, acentuou a mãe.
Já as outras duas menores estudam na Porteira Sete. “Faz um mês que levamos as duas, uma de 12 e a outra vai fazer 16 anos, até a ponte”, explicou a mãe em conversa com a apresentadora do programa.
Dalcira de Oliveira levou o caso para a secretária municipal de Educação, Solanje Louzada. “De fato, é uma situação que está nos preocupando. Assumimos a linha no dia 8 de julho. Quando assumimos, já não passava o transporte. A ponte havia sido interditada. O problema está acontecendo desde que houve a enchente”, enfatizou a titular da pasta.
Ainda de acordo com a secretária, foi solicitada a realização de uma avaliação de profissionais da enganharia da Prefeitura. “A comunidade reergueu a ponte. Mas do jeito dela. A engenharia nos disse que não pode emitir um laudo porque não acompanharam como é que foi feita essa estrutura”, detalhou.
Uma proposta segue em avaliação para garantir o transporte das três menores, incluindo uma logística específica que possa garantir a locomoção sem prejudicar a rotina dos pais.
Confira o programa na sua íntegra:
Saiba mais
Conexão 99 vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 18 horas às 19 horas.