Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Conexão 99 debate aplicação do Plano Municipal de Turismo

Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução

Na presença do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marion Araújo, e da tuismóloga da Prefeitura e futura secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lívia de Lima, a jornalista e produtora do programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1, Dalcira de Oliveira, abordou sobre o Plano Municipal de Turismo, na edição desta quarta-feira (18). “Tem meu coração. Ele tem o DNA de toda a comunidade cachoeirense. Ele é de base comunitária. Tem a voz de todo mundo”, valorizou Lívia ao ser questionada sobre seu envolvimento com a elaboração do documento. “A gente percebeu o que tem de riqueza o nosso Município”, agregou Araújo.

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, e o Comtur, disponibilizou o Plano Municipal de Turismo no site da Prefeitura. O documento, agora de domínio público, é fruto de encontros com a população cachoeirense, orientados pelo Sebrae/RS e pela empresa Entre Rios.

Conforme os entrevistados detalharam no programa, o Plano Municipal de Turismo é um documento estratégico que estabelece os princípios e diretrizes para fomentar o turismo como uma força motriz do desenvolvimento econômico, cultural, ambiental e social do município. Sua elaboração contou com a participação ativa dos conselheiros, de representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, refletindo um esforço coletivo para transformar Cachoeira do Sul em um destino turístico mais atrativo e competitivo.

A partir de agora, tem início uma nova fase: a de implementação das ações descritas no Plano por meio da criação de grupos de trabalhos. Esta será uma missão conjunta entre os poderes executivo, legislativo, Comtur, iniciativa privada e a sociedade organizada, que trabalharão para colocar em prática as iniciativas que comercializem os atrativos e produtos turísticos e que valorizem o patrimônio histórico, cultural e natural do Município, gerando oportunidades e promovendo o bem-estar da comunidade local.

O documento está disponível CLICANDO AQUI.

Saiba mais

Infraestrutura turística e sinalização, com 1898 votos, foi a proposta mais votada na Consulta Popular deste ano no Corede Jacuí-Centro, que reúne Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Restinga Sêca e Vila Nova do Sul.

O Turismo apareceu no PED (Planejamento Estratégico de Desenvolvimento) do ano passado como a segunda vocação econômica da Região, atrás da Agricultura e Pecuária. A demanda havia ficado em terceiro lugar no ano passado, com 681 votos, mas não foi contemplada pelo critério de divisão, pois havia uma reserva às demandas de ordem social.

 

 

Sair da versão mobile