Conexão 99 debate aplicação do Plano Municipal de Turismo

Por
Conexão 99 debate aplicação do Plano Municipal de Turismo
ENTREVISTA
18 de dezembro de 2024 - Crédito: Reprodução

Na presença do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marion Araújo, e da tuismóloga da Prefeitura e futura secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lívia de Lima, a jornalista e produtora do programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1, Dalcira de Oliveira, abordou sobre o Plano Municipal de Turismo, na edição desta quarta-feira (18). “Tem meu coração. Ele tem o DNA de toda a comunidade cachoeirense. Ele é de base comunitária. Tem a voz de todo mundo”, valorizou Lívia ao ser questionada sobre seu envolvimento com a elaboração do documento. “A gente percebeu o que tem de riqueza o nosso Município”, agregou Araújo.

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, e o Comtur, disponibilizou o Plano Municipal de Turismo no site da Prefeitura. O documento, agora de domínio público, é fruto de encontros com a população cachoeirense, orientados pelo Sebrae/RS e pela empresa Entre Rios.

Conforme os entrevistados detalharam no programa, o Plano Municipal de Turismo é um documento estratégico que estabelece os princípios e diretrizes para fomentar o turismo como uma força motriz do desenvolvimento econômico, cultural, ambiental e social do município. Sua elaboração contou com a participação ativa dos conselheiros, de representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, refletindo um esforço coletivo para transformar Cachoeira do Sul em um destino turístico mais atrativo e competitivo.

A partir de agora, tem início uma nova fase: a de implementação das ações descritas no Plano por meio da criação de grupos de trabalhos. Esta será uma missão conjunta entre os poderes executivo, legislativo, Comtur, iniciativa privada e a sociedade organizada, que trabalharão para colocar em prática as iniciativas que comercializem os atrativos e produtos turísticos e que valorizem o patrimônio histórico, cultural e natural do Município, gerando oportunidades e promovendo o bem-estar da comunidade local.

O documento está disponível CLICANDO AQUI.

Saiba mais

Infraestrutura turística e sinalização, com 1898 votos, foi a proposta mais votada na Consulta Popular deste ano no Corede Jacuí-Centro, que reúne Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Restinga Sêca e Vila Nova do Sul.

O Turismo apareceu no PED (Planejamento Estratégico de Desenvolvimento) do ano passado como a segunda vocação econômica da Região, atrás da Agricultura e Pecuária. A demanda havia ficado em terceiro lugar no ano passado, com 681 votos, mas não foi contemplada pelo critério de divisão, pois havia uma reserva às demandas de ordem social.