Condenada pela morte do professor Érico é presa

Por
Condenada pela morte do professor Érico é presa
POLÍCIA
31 de maio de 2021 - ana lira colbeich da silva

Ana Lira Colbeich da Silva, hoje com 68 anos, foi condenada a 20 anos de reclusão / Foto: Arquivo

Condenada pela morte do professor Érico da Luz Ribeiro, a ex-sogra dele, Ana Lira Colbeich da Silva, foi presa na noite desta segunda-feira (31) pela Polícia Civil no Bairro Cohab, em Cachoeira do Sul. Hoje com 68 anos, ela foi condenada junto com a filha, ex-esposa de Érico, Juliana Colbeich da Silva, a 20 anos de reclusão por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, em júri popular realizado em 2010.

O professor Érico foi morto em fevereiro de 2002 após ter sido sequestrado e torturado numa ação de quadrilha. O corpo dele foi encontrado amordaçado, em estado de decomposição e com os pés e mãos amarrados às margens da ERS-403, próximo à ponte sobre o Rio Botucaraí. Esse foi um dos crimes de maior repercussão das últimas décadas em Cachoeira do Sul.

Na época, as investigações da Polícia Civil concluíram que o assassinato foi motivado por uma disputa da guarda de uma filha de Érico e Juliana. Além de Ana Lira e Juliana, também foram condenados pelo mesmo crime os réus João Ismael Leão Colbeich e Cláudio Daniel Bittencourt Forrati, cada um a 18 anos e meio pelos mesmos crimes. Dentre outros investigados que também figuraram nas investigações, um faleceu e outros dois não chegaram a ir a júri por acordos feitos com a Justiça.

Ana Lira foi conduzida pelos agentes da Polícia Civil à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e, após o registro de ocorrência, recolhida ao Presídio Estadual de Cachoeira do Sul.