O governo federal anunciou nesta quinta-feira (23) a nova data para a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). As provas, que foram adiadas devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul, ocorrerão no dia 18 de agosto. A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Conhecido como o “Enem dos concursos”, o CNPU será realizado em 228 municípios brasileiros, reunindo mais de 2,1 milhões de candidatos. Estarão em disputa 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da administração pública federal. Segundo o MGI, o cronograma completo será divulgado em breve.
CANDIDATOS DEVERÃO CONFERIR CARTÕES DE PROVAS DO CONCURSO
Os candidatos deverão acessar novamente os cartões de prova para confirmar se houve mudanças no local da avaliação. A confirmação da inscrição, com todos os detalhes sobre os locais de prova, estará disponível a partir do dia 7 de agosto.
Originalmente, as provas estavam agendadas para o dia 5 de maio, mas a necessidade de adiamento surgiu após a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Muitos municípios gaúchos enfrentaram graves prejuízos, incluindo alagamentos, deslizamentos de terra e danos na infraestrutura, impossibilitando a realização do concurso na data prevista.
Após o adiamento, os 18,7 mil malotes de provas foram recolhidos e armazenados em um local seguro. De acordo com o Ministério, todos os malotes foram inspecionados individualmente por membros da rede de segurança, que garantiram a integridade do material, sem qualquer violação.