Conab e Aprosoja divergem sobre estimativa da safra

Por
Conab e Aprosoja divergem sobre estimativa da safra
RURAL
14 de fevereiro de 2025 - Crédito: Jefferson Rudy / Agência Senado

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (13), a estimativa de queda de 6,1% para a safra da soja no Rio Grande do Sul. A perspectiva de colheita é de 18,45 milhões de toneladas. Mesmo com o aumento da área plantada de 1,1%, a totalidade soma 6,84 milhões de hectares. No entanto, o presidente da Associação dos Produtores de Soja no Estado (Aprosoja), Ireneu Orth, rebate a projeção, enfatizando que os prejuízos devido à estiagem serão ainda maiores.

Em entrevista ao programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 – desta sexta-feira (14), Orth enfatizou a média da colheita prevista sendo de 49,2 sacas por hectares. O normal, segundo o dirigente, seriam 65 sacas por hectare.

Na avaliação do presidente da entidade, a quebra vai girar entre 30% a 35%.

Confira:

Orth acrescentou que a previsão de 22 milhões de toneladas de soja deve confirmar na realidade em 16 milhões de toneladas. A estimativa é menor que a divulgada pela Conab.

Ainda de acordo com o presidente da Aprosoja, o Brasil tem perspectiva recorde de produção de grãos (no geral), de 325,7 milhões de toneladas pelos números da Conab, apesar da performance das lavouras do Rio Grande do Sul.