Comunidade do Bosque aguarda por uma nova ponte

Por
Comunidade do Bosque aguarda por uma nova ponte
CACHOEIRA DO SUL
18 de novembro de 2024 - Ponte do Bosque: região produtora de arroz precisa de uma nova estrutura, cujo projeto já está aprovado com previsão de verba federal / Foto: Milos Silveira/OC

É desolador o estado em que se encontra a ponte de madeira sobre o Rio Botucaraí na localidade do Bosque, interior de Cachoeira do Sul. A reportagem do Portal OCorreio esteve no local durante o final de semana e conferiu de perto os estragos provocados pela enchente de maio.

A situação é crítica. Árvores arrastadas pela força das águas pressionaram a estrutura a tal ponto que todo o madeiramento ficou visivelmente comprometido. Além disso, parte da ponte foi levada embora pelas águas numa das cabeceiras. “Não tem cabimento o que virou isso aqui. Essa é uma região de produção de arroz, o que gera riquezas pro município. Precisamos de uma ponte nova”, exigiu um morador da região que não quis fornecer o nome. (continua abaixo da publicidade)

A reportagem do Portal OCorreio apurou com esse mesmo cidadão que a região não está totalmente isolada porque um produtor rural da região construiu uma ponte de madeira particular nas terras onde produz arroz, o que possibilita a passagem sobre o Rio Botucaraí. Como a região é predominantemente de lavouras e possui poucos moradores, quem precisa se deslocar de um lado para o outro não enfrenta maiores problemas. No entanto, a comunidade do Bosque defende que nova ponte é necessária especialmente para o escoamento da safra, pois a colheita da produção de grãos na região começará a partir de março.

NOVA PONTE DE CONCRETO ESTÁ PREVISTA PARA O BOSQUE

Em julho desse ano, a Prefeitura de Cachoeira do Sul recebeu a notícia de que foi aprovado o plano de trabalho da Defesa Civil Municipal para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Botucaraí no Bosque. O valor aprovado é de R$ 2.594.512,25 e prevê uma ponte de concreto de 50 metros. Até a execução da obra, está em andamento um trâmite burocrático que antecede a liberação do dinheiro.

Após analisar o pedido, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional entendeu a necessidade de uma estrutura mais robusta no local. Os laudos que embasaram o cadastramento dessa ponte no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) foram elaborados pela OS Engenharia, empresa contratada através de uma articulação da Cacisc junto à classe empresarial (Sindicato Rural, Sinmetel e Gabinete da Crise), sendo parceira da Prefeitura. A empresa emitiu laudo de 28 pontes vistoriadas.

Estrutura de madeira ficou completamente comprometida pela pressão exercida por árvores arrastadas pelas águas / Foto: Milos Silveira/OC

Estrutura de madeira no Bosque ficou completamente comprometida pela pressão exercida por árvores arrastadas pelas águas / Foto: Milos Silveira/OC

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL