Compra da Granol pela Cargill é aprovada pelo Cade

Por
Compra da Granol pela Cargill é aprovada pelo Cade
ECONOMIA
14 de setembro de 2023 - Granol Cachoeira do Sul: planta industrial de Cachoeira tem operação de compra aprovada pelo Cade para a Cargill / Foto: Granol/Divulgação

A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), colegiado vinculado ao governo federal, aprovou a compra de três complexos industriais da Granol pela Cargill Alimentos. Fazem parte da operação as plantas industriais de Cachoeira do Sul, Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO), além de um transbordo de soja localizado em Marianópolis (TO) e três armazéns, localizados em Porto Nacional (TO), Silvânia (GO) e Figueirópolis (TO). Os valores por unidade negociada não foram revelados.

Os ativos da Granol que não integram o presente negócio serão cindidos e transferidos para uma nova empresa, a Newco, que será detida pelos atuais sócios da Granol.

Como justificativa econômica, o grupo Cargill afirmou ao Cade que o negócio é uma oportunidade de expandir suas atividades de produção de biocombustíveis no Brasil. Já para a Granol, o negócio é uma oportunidade de diminuir o nível de alavancagem financeira.

O Cade verificou que essa operação envolve menos de 20% desses setores, assim concluiu que “não possui o condão de acarretar prejuízos ao ambiente concorrencial”.

A PLANTA DA GRANOL EM CACHOEIRA DO SUL

Os investimentos da Granol em Cachoeira do Sul desde quando a unidade foi comprada da antiga Centralsul, em 2005, são estimados em cerca de R$ 450 milhões. A planta fica às margens do Rio Jacuí, na Volta da Charqueada.

A capacidade de industrialização diária da unidade é de 2 mil toneladas de soja, além de 933 metros cúbicos de biodiesel e de 100 toneladas de glicerina bidestilada grau fármaco. Atualmente, o complexo industrial emprega cerca de 350 funcionários.

Situada a 350 quilômetros do porto de Rio Grande, tem a logística como um dos atrativos para a Cargill no processo de compra, além de estar situada no distrito industrial do porto de Cachoeira do Sul, atualmente desativado, mas com potencial de ser colocado em operação para escoamento da produção pelo Rio Jacuí até a Lagoa dos Patos e o porto de Rio Grande.

As negociações entre a Cargill e a Granol não são novas. As duas empresas começaram as tratativas de compra e venda de unidades de esmagamento de soja e produção de biodiesel em 2018. Nesses cinco anos, a unidade de Cachoeira do Sul sempre esteve de fora das negociações.

As ofertas giravam em torno das unidades de Anápolis e Porto Nacional, precificadas pela Granol em R$ 400 milhões, o que teria feito com que as negociações não avançassem porque o valor pedido pela empresa paulista estariam em patamar elevado em relação ao mercado.

Cargill, multinacional do setor de alimentos

Cargill, multinacional do setor de alimentos