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Como lucrar tornando sua empresa sustentável?

Um dos principais desafios de quem empreende é transformar a máxima “fazer mais com menos” em realidade. O que muita gente não sabe é que potencializar a eficiência (leia-se ter mais lucratividade usando menos recursos) pode ter menos a ver com investimentos em infraestrutura, produtos, profissionais; e mais a ver com aprender a fechar a torneira do desperdício, literal e figurativamente, no negócio.

Para despertar as micro e pequenas empresas para essa mentalidade, o Sebrae criou uma série de conteúdos e capacitações que ajudam quem empreende a atuar com mais sustentabilidade, reduzindo suas pegadas ambientais, sociais e econômicas, e aumentando a competitividade. Como bandeira, elegeu a eficiência energética e vem oferecendo materiais valiosos com linguagem acessível de modo gratuito em seu hub.

“Escolhemos esse tema porque quase a totalidade das empresas, independentemente do porte ou ramo de atuação, é movida à energia. Queremos evidenciar que práticas simples podem gerar impacto positivo nos caixas das empresas, além de ganhos reputacionais relevantes”, explica Juliana Ferreira Borges, coordenadora de Energia do Sebrae.

Adicionalmente, a iniciativa espera ajudar os pequenos negócios a formalizarem suas boas práticas para se adequar às exigências das grandes empresas, que muitas vezes contratam seus serviços. “As grandes corporações têm obrigação de reportar suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) para seus acionistas, governos e sociedade. Por conta disso, elas devem garantir que todas as empresas com as quais se relacionam também tenham padrões ESG elevados. Quando um MEI ou microempresa documenta e comprova sua atuação sustentável, ganha mercado e novas oportunidades de negócio”, complementa Juliana.

 

Faça a sua parte

Uma pesquisa publicada recentemente pelo Sebrae, intitulada “O engajamento dos pequenos negócios brasileiros às práticas ESG”, mostra que o tema já faz parte da vida dos empreendedores, mesmo que de modo inconsciente. “ESG é um conceito relativamente novo e está contido no tema responsabilidade social, econômica e ambiental. É uma maneira de comprovar as práticas sustentáveis das empresas para evitar a publicidade enganosa, o chamado greenwashing. Mas mesmo que o pequeno empresário não esteja familiarizado com a sigla, ele está sensibilizado para o tema”, pondera Juliana Borges. De fato. Segundo a pesquisa, 90% dos respondentes consideram importante ou muito importante reduzir os impactos ambientais ou proteger a natureza na gestão do negócio.

Para colocar o discurso em prática, é fundamental que cada empreendedor faça uma autoanálise e descubra quais são as práticas que drenam recursos e como melhorar a gestão de seus ativos, sempre levando em conta a sustentabilidade do negócio. Veja, a seguir, alguns aspectos que devem fazer parte de todo checklist de práticas sustentáveis. Eles foram baseados no curso EaD Aumentando a Lucratividade com Energia. “Vale destacar que a capacitação tem apenas duas horas, mas pode mudar a maneira de o empreendedor enxergar suas decisões de negócio, uma vez que aborda temas como eficiência energética, combate ao desperdício, além de dar dicas sobre como economizar energia em todos os âmbitos do negócio”, complementa Juliana.

Agora, confira as dicas ambientais, sociais e de governança para elevar os padrões de sua empresa e torna-la mais competitiva.

Sustentabilidade ambiental

Sustentabilidade social

Governança sustentável

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