Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Como foi a primeira parte da Semana de Inovação

Abrindo a Semana de Inovação 2023, o evento da Área do Agronegócio atraiu estudantes da área e produtores ao auditório da 23ª Fenarroz.

No Seminário Terras Altas UFSM/UERGS, a primeira palestra foi “Manejo de solo em sistemas agrícolas: Caminhos para aumentar a qualidade do solo e o rendimento das culturas”, com a dra. Marta Drescher, professora da UERGS. Ela disse que a agricultura brasileira é baseada em tecnologias importadas, não necessariamente adaptadas às condições climáticas do país, demonstrando as várias qualidades estruturais do solo em diferentes culturas.

A seguir, na palestra “Bioinsumos microbianos: Uma ferramenta em prol da sustentabilidade”, com os professores da UFSM dra. Gerusa Pauli Kist Steffen e dr. Ricardo Steffen, foi demonstrado como a degradação dos solos reduz a produtividade, dando como exemplo os sais presentes nos fertilizantes, que causam acidez na terra.

Após o almoço oferecido pelo Sindicato Rural aos participantes do seminário, houve a apresentação das startups nascidas na UFSM. Renan Pardinho, da Zeit, apresentou o aplicativo que serve como ferramenta de monitoramento da produtividade por talhão. Rosana Taschetto mostrou os serviços da Inocular, que desenvolve micro-organismos, especialmente bactérias, que atuam no controle de pragas e doenças em diversas culturas, incluindo consultoria e treinamento para produtores rurais.

Encerrando, Rodrigo de Moura Silveira, da Estância Chalé, explanou sobre “Uso de bioinsumos: Ferramentas em prol da sustentabilidade – caso prático”.

O Dia do Agronegócio na Fenarroz foi organizado por Sindicato Rural, curso de Engenharia Agrícola da UFSM, curso de Agronomia da UERGS e Curso Técnico Agrícola da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição.

A Semana de Inovação continua na terça-feira, na Sociedade Rio Branco, com palestras dedicadas ao comércio.

Sair da versão mobile