Como fica o transporte de medicamentos na pandemia?

Por 22 de novembro de 2021

O transporte de carga refrigerada, como medicamentos e insumos farmacêuticos sempre foi uma área muito delicada, considerando que ela é responsável por garantir a qualidade dos produtos para o cliente final.

Com um processo de armazenagem e transporte especiais para esse tipo de produto, a logística hospitalar ficou ainda mais rigorosa. Quer entender mais sobre o transporte para área médica durante a pandemia? Continue lendo!

Boas práticas no transporte de medicamentos durante a pandemia

Como citado anteriormente, a logística hospitalar mesmo antes da pandemia era regularizada com muita cautela para garantir a qualidade dos medicamentos. O desafio que já era grande para as empresas de transporte ficou ainda maior para atender os cuidados para evitar o Covid-19.

A principal mudança durante este período, sem dúvidas, foi o aperfeiçoamento das boas práticas da logística hospitalar de instrumentais e medicamentos. Sendo elas:

  • Atender às legislações sanitárias nacionais, estaduais e municipais;

  • Contar com uma equipe eficaz que seguem os devidos cuidados contra a Covid-19;

  • Adequação da estrutura física para o transporte;

  • Manutenção preventiva do veículo que irá transportar os insumos e medicamentos;

  • Limpeza, dedetização e desratização dos veículos;

  • Qualificação térmica e das embalagens;

  • Apoio de profissionais como farmacêuticos para o manuseamento dos produtos.

Como a pandemia otimizou o processo de transportes de medicamentos?

A área de transporte de medicamentos refrigerados junto à área farmacêutica foi muito impactada devido à pandemia, especialmente devido às grandes demandas de produtos específicos para todo o país que se intensificaram.

Com tamanha demanda e necessidade de cuidados redobrados, soluções tecnológicas para o setor como agilidade, eficácia e cuidados evoluíram. Ou seja, apesar de um cenário complicado, o transporte rodoviário de cargas de insumos e medicamentos farmacêuticos conseguiu se melhorar!

Importância de contar com uma empresa de transporte de medicamentos regularizada

Apesar de não existirem leis que regularizam o trabalho das empresas de transporte de medicamentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as monitora e exige condições adequadas para a carga de medicamentos termolábeis.

Para garantir segurança e qualidade para o consumidor final, é de extrema importância que você conte com o transporte de produtos médicos e hospitalares de qualidade e com profissionais com experiência na área!