Crédito: Divulgação
Problema comum pode impactar diretamente na autoestima das mulheres, segundo pesquisa
Você também sofre com a pele ressecada e áspera nos pés? Pois é, não se preocupe, isso é um problema bastante comum e recorrente. Tanto que segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade Real de Podologia do Reino Unido (RCPod), cerca de, aproximadamente, 50% das mulheres, tanto de pele clara, como de pele negra, apresentam os calcanhares rachados e doloridos.
Entretanto, há diferentes tipos de ressecamento que podem ocasionar uma aparência nada agradável para os pés. As calosidades, por exemplo, acontecem quando a pele dura se forma sobre uma área seca.
Já os calos são menores que as calosidades e frequentemente são encontrados nos dedos dos pés.
Mas, para evitar ou até mesmo minimizar a aparência dos pés, é preciso buscar ajuda com profissionais ou iniciar tratamentos caseiros. Você só precisa descobrir qual é a melhor opção para você.
Dicas para evitar pele ressecada e áspera nos pés
Apesar dos níveis mais baixos de ceramida que predispõe a pele negra a ser mais seca e, automaticamente, apresentar calcanhares duros e rachados, essa condição não é exclusiva apenas destas pessoas.
Homens e mulheres com diferentes tipos de pele sofrem com a pele ressecada e áspera nos pés, que, felizmente, é muito fácil de curar.
Quer saber como? Veja as nossas dicas abaixo:
Consultar uma podóloga é o mais indicado e recomendado para esses casos, pois trata-se de uma ajuda profissional;
Entretanto, caso não tenha recursos financeiros, os tratamentos feitos em casa também podem ser um bom ponto de partida, como lixar, uma vez por semana, as áreas de pele calejada em direção ao meio dos pés;
Você também pode semanalmente esfoliar os pés e aplicar uma camada de creme na região para hidratá-lo.
Caso apresente calosidades, procure evitar as solas de borracha ou de couro, já que causam mais atrito. As solas de gel são as mais indicadas, pois fornecem aos seus pés o apoio que precisam.
Vale ressaltar que o acúmulo de pele dura e ressecada reduz a sua sensibilidade ao longo do tempo, podendo gerar inchaços e rachaduras.
Além disso, é importante ainda frisar que durante os meses de outono e inverno, ou seja, quando o tempo está mais frio, os seus pés tendem a ficar mais “escondidos” com meias, sapatos e tênis, e neste cenário, é provável que a pele endurecida se desenvolva pela falta de cuidados especiais.
Por isso, atente-se nesses meses para um cuidado mais efetivo na região dos pés, a fim de protegê-los contra essa aparência ressecada e áspera.