Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem verificar se os descontos de mensalidades de associações em seus benefícios foram devidamente autorizados. A confirmação pode ser feita de forma rápida por meio do aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.
O novo serviço começou a funcionar após o INSS notificar, na última terça-feira (14), os segurados que apresentaram indícios de descontos indevidos em seus contracheques. Quem não teve nenhuma cobrança irregular recebeu a seguinte mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”
A medida faz parte das ações de resposta à Operação Sem Desconto, deflagrada no fim de abril pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), para investigar autorizações falsas de desconto em folha de pagamento de beneficiários do INSS.
Canais oficiais para contestar descontos
Os únicos canais autorizados para consulta e solicitação de reembolso são:
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Aplicativo Meu INSS
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Central de Atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h
Por meio desses canais, o beneficiário pode verificar o nome da associação responsável pelo desconto e confirmar ou negar a autorização do débito. A orientação é para que segurados ignorem qualquer tentativa de contato por outros meios — como e-mails ou ligações de terceiros — a fim de evitar golpes.
Atendimento presencial nos Correios
Para quem enfrenta dificuldades com o acesso digital, os Correios devem oferecer, em breve, atendimento presencial em parceria com o INSS. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos já está trabalhando com o órgão para viabilizar o suporte, especialmente voltado a idosos que não utilizam celular ou internet.
Como verificar no aplicativo Meu INSS
Veja o passo a passo para confirmar ou contestar os descontos:
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Baixe gratuitamente o app Meu INSS em seu smartphone ou tablet.
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Faça login com CPF e senha do portal Gov.br.
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No menu principal (canto superior direito), selecione a opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
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Se houver desconto registrado nos últimos cinco anos, o sistema exibirá:
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O nome da associação
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Opções para confirmar se o desconto foi ou não autorizado
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Caso o segurado marque que não reconhece a cobrança, o sistema informará que o pedido de reembolso foi registrado com sucesso.
A partir disso, a entidade responsável pelo desconto terá até 15 dias úteis para apresentar um comprovante da autorização. Se não apresentar, o valor cobrado indevidamente deverá ser devolvido nos 15 dias úteis seguintes.
Acompanhamento
A resposta da entidade e a devolução do valor podem ser acompanhadas pelos canais do INSS:
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Aplicativo ou site Meu INSS
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Telefone 135
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