Como contestar descontos do INSS

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Como contestar descontos do INSS
ECONOMIA
18 de maio de 2025 - Meu INSS: canal oficial do instituto é o único meio pelo qual aposentados e pensionistas podem contestar descontos fraudulentos / Foto: Governo Federal

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem verificar se os descontos de mensalidades de associações em seus benefícios foram devidamente autorizados. A confirmação pode ser feita de forma rápida por meio do aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.

O novo serviço começou a funcionar após o INSS notificar, na última terça-feira (14), os segurados que apresentaram indícios de descontos indevidos em seus contracheques. Quem não teve nenhuma cobrança irregular recebeu a seguinte mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”

A medida faz parte das ações de resposta à Operação Sem Desconto, deflagrada no fim de abril pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), para investigar autorizações falsas de desconto em folha de pagamento de beneficiários do INSS.

Canais oficiais para contestar descontos

Os únicos canais autorizados para consulta e solicitação de reembolso são:

  • Aplicativo Meu INSS

  • Central de Atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h

Por meio desses canais, o beneficiário pode verificar o nome da associação responsável pelo desconto e confirmar ou negar a autorização do débito. A orientação é para que segurados ignorem qualquer tentativa de contato por outros meios — como e-mails ou ligações de terceiros — a fim de evitar golpes.

Atendimento presencial nos Correios

Para quem enfrenta dificuldades com o acesso digital, os Correios devem oferecer, em breve, atendimento presencial em parceria com o INSS. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos já está trabalhando com o órgão para viabilizar o suporte, especialmente voltado a idosos que não utilizam celular ou internet.

Como verificar no aplicativo Meu INSS

Veja o passo a passo para confirmar ou contestar os descontos:

  1. Baixe gratuitamente o app Meu INSS em seu smartphone ou tablet.

  2. Faça login com CPF e senha do portal Gov.br.

  3. No menu principal (canto superior direito), selecione a opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

  4. Se houver desconto registrado nos últimos cinco anos, o sistema exibirá:

    • O nome da associação

    • Opções para confirmar se o desconto foi ou não autorizado

  5. Caso o segurado marque que não reconhece a cobrança, o sistema informará que o pedido de reembolso foi registrado com sucesso.

A partir disso, a entidade responsável pelo desconto terá até 15 dias úteis para apresentar um comprovante da autorização. Se não apresentar, o valor cobrado indevidamente deverá ser devolvido nos 15 dias úteis seguintes.

Acompanhamento

A resposta da entidade e a devolução do valor podem ser acompanhadas pelos canais do INSS:

  • Aplicativo ou site Meu INSS

  • Telefone 135

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