Como aumentar suas vendas com criatividade no mercado B2B?

Por 30 de agosto de 2021

O marketing B2B, e business-to-business, é uma estratégia em marketing utilizada onde o seu principal objetivo é a promoção de diferentes estratégias para o crescimento e para a venda dos produtos de uma outra empresa.

A ideia principal é a elaboração de diferentes processos estratégicos para alcançar as metas e os objetivos estabelecidos.

E é nítido que o principal objetivo de uma empresa é crescer de forma rápida e aumentar suas vendas a todo custo.

Se isso já é um desafio ao utilizar o marketing tradicional, ou seja, o modelo B2C, no mercado B2B é necessário dobrar os esforços.

Por conta disso, as marcas procuram diversas formas para potencializar e otimizar o número de vendas através do marketing digital.

Seguir a estratégia padrão nem sempre funciona, por conta disso se torna necessário aprender como aumentar suas vendas com criatividade.

1 A importância da inovação e criatividade para destacar-se da concorrência

Para se diferenciar dos demais concorrentes tanto no ramo do mercado B2B como no marketing digital, é utilizado para a divulgação de empresas e produtos, é essencial que a campanha seja inovadora e criativa.

Dessa forma, provoca a otimização e o aumento do número de vendas com criatividade, inovação e destaque perante a concorrência.

Essencial para se ter um destaque no ramo, a inovação e a criatividade no mercado B2B promovem o diferencial competitivo necessário para a captação de mais potenciais consumidores, o que faz com que os mesmos tenham uma maior preferência a marca.

Assim, faz com que haja diversos atributos que a tornam superior à concorrência.

É imprescindível a necessidade de realizar uma análise criteriosa para averiguar se a empresa apresenta um bom diferencial competitivo, através dos seguintes questionamentos: o quê a empresa tem de diferente das demais? Do que o público gosta? O que podemos fazer para melhorar?

Por meio dessas perguntas se obtém respostas concretas para a melhora da campanha de marketing em blogs ou redes sociais.

Além disso, é útil também avaliar a resposta dos consumidores com o intuito de fidelizar o público-alvo e potencializar o alcance do produto, além de aumentar o número de consumidores e melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente.

Em suma, a inovação e a criatividade nas campanhas do mercado B2B são essenciais para criar um diferencial competitivo e se destacar da concorrência, além de atrair uma quantidade maior de consumidores em potencial para o seu negócio e otimizar o desempenho da campanha de marketing e seus resultados obtidos.

Ao saber disso, fica a dúvida: como aumentar suas vendas com criatividade? E estamos aqui para responder!

2 Entenda como aumentar suas vendas com criatividade

Diversas estratégias base já foram elaboradas para aumentar suas vendas com criatividade, entretanto sempre é bom inovar tanto nas ações da campanha como no conteúdo abordado por elas.

Dentre as principais características do mercado B2B, uma delas é que o público-alvo sempre procura saber mais sobre o produto e seus benefícios antes de realizar a compra, geralmente ao usar a internet como ferramenta de pesquisa.

Por conta disso, uma importante base para se ter uma boa campanha é o marketing digital.

Entende-se atualmente que a internet é uma excelente ferramenta para atingir o público-alvo ideal e conquistar mais clientes em potencial do que outras mídias, consequentemente essa otimização na captação de consumidores aumenta o número de vendas e faz com que a empresa cresça de forma rápida.

Logo, a base do marketing digital seria a criação de um blog e de perfis em redes sociais.

Ambas as ferramentas são essenciais para a captação de clientes e para a comunicação entre a empresa e o consumidor, assim como estudos de casos onde se avalia o feedback de clientes antigos e a divulgação dos produtos para os clientes novos.

Para se ter resultado com marketing digital, é necessário conhecer o cliente, o produto e investir no conteúdo da campanha.

Os anúncios devem apresentar o produto da forma mais clara e acessível, deve ser criativo para cativar o consumidor e passar confiança de que ele está prestes a tomar a decisão certa.

Por fim, é extremamente necessário focar o investimento nas campanhas de marketing para que se consiga uma maior captação de cliente e aumento nas margens de lucro.

2.1 Brainstorming com gestão de Marketing e Vendas

Uma forma de aumentar suas vendas com criatividade é elaborar, antes de iniciar qualquer campanha de marketing digital, um brainstorming com a equipe de marketing e de vendas.

A primeira coisa que deve ser feita é uma reunião onde será traçado todas as metas e os objetivos que a campanha deverá atingir.

Com as metas estipuladas e os objetivos traçados, se inicia uma reunião para a elaboração de ideias, de como serão feitos os anúncios, quais serão os conteúdos abordados no blog e nas redes sociais, como se aproximar do cliente, dentre outros tópicos que melhorem as vendas.

É extremamente importante traçar essa estratégia pois com um conteúdo atraente, a captação de clientes será otimizada e os objetivos serão alcançados.

2.2 Campanhas de e-mail marketing personalizadas

Assim que ocorre a captação de leads, o público-alvo deixa informações para contato como e-mail e telefone com o intuito de serem avisadas das novidades e das promoções futuras.

Por conta disso, construir campanhas de e-mail criativas e chamativas é essencial para fidelizar o cliente com a marca.

A ideia é enviar e-mail com informações sobre um respectivo produto, anunciar promoções ou novidades na empresa.

Uma excelente ideia para reduzir suas chances de cair em spam, é entender Como Fazer Email Marketing HTML.

Além de apresentar um conteúdo de qualidade – o “html” – apresenta características responsivas, de fácil leitura, no qual permite total personalização para direcionar com assertividade sua campanha de e-mail.

Utilizar a automação dos e-mails para o envio em determinados nichos separados conforme o interesse é a melhor opção para melhorar o contato entre o cliente e a empresa e para fidelizar o consumidor com a marca.

Confira abaixo um exemplo de texto em HTML:

2.3 Nutrição dos clientes ideais

Há várias formas de fidelizar um cliente alvo do seu negócio, o principal é manter um bom marketing de conteúdo.

Com conteúdos criativos e interativos em blogs e redes sociais, além de atrair mais consumidores, nutrirá os atuais e os antigos e manterá eles como clientes fiéis ao seu negócio.

Junto ao uso constante destas ferramentas, as campanhas por e-mail já citadas acima são excelentes para otimizar a relação entre a marca e o cliente, não só com promoções e anúncios como também solicitar o feedback para posteriores estudos de casos e análise dos pontos que podem ser melhorados ou dos que não precisam de melhoria.

Por último, uma forma interessante de aumentar suas vendas com criatividade é através dos webinários.

Os webinários são seminários online que tem como intuito educar o público-alvo ao apresentar um conteúdo didático e interessante, exibir o produto à venda e aumentar a interação com os consumidores.

Além de atrair novos clientes em potencial, também auxilia a fidelizar os atuais.

2.4 Monitoramento de Resultados

O ponto chave para o sucesso de uma campanha de marketing é o monitoramento constante dos resultados.

Analisar diariamente o feedback dos consumidores, fazer uma análise criteriosa dos números, realizar reuniões constantes com a equipe de marketing e vendas para o debate de novas ideias e afins.

Estas são atitudes fundamentais para monitorar os resultados e analisar o que, de fato, funciona ou o que atrasa o progresso.

Assim, pode-se mudar aspectos negativos no momento e manter os positivos para que se tenha uma campanha da melhor forma possível.

3 Dicas essenciais para criar um fluxo de vendas eficiente

Para se ter um fluxo de vendas eficiente é necessário seguir todo o raciocínio já estabelecido acima. Inicialmente, você deve ter conhecimento a respeito do seu produto e do público-alvo que deverá ser alcançado pela campanha, o que cria a imagem de um cliente ideal para que a campanha converse com o mesmo e cumpra sua função.

Após isso, a definição das metas e de um objetivo principal a ser cumprido é essencial para guiar todo o processo com a equipe de marketing e vendas.

Ao cumprir esta linha de raciocínio e investir no marketing digital, é inevitável ter um fluxo de vendas eficiente.

Confira abaixo um exemplo de um fluxo da Gestão de Vendas:

4 Conclusão

Em suma, nota-se a importância de manter uma análise constante nos resultados e uma comunicação com os consumidores através de um marketing de conteúdo criativo e inovador que auxilia na otimização das vendas e que potencializa a captação de novos clientes.

É essencial manter a criatividade e a inovação com o marketing digital para que se alcance todas as metas e os objetivos.

Um abraço e bons negócios!