A comitiva da Comissão Pró-Medicina esteve em Brasília nesta semana e foi recebida pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal.
O grupo agradeceu o apoio na busca pelo curso de Medicina, uma vez que a agenda no Ministério da Educação e Cultura foi marcada por intermédio de Pimenta.
O ministro reforçou que Cachoeira tem condições de se habilitar para receber o curso, pois possui localização geográfica importante, bem como pela qualificação e caráter regional do Hospital de Caridade e Beneficência, o que pode despertar o interesse de instituições de ensino.
Além de tratar do edital dos cursos de medicina, que será lançado no início de agosto, o grupo expôs ao ministro a intenção de se candidatar para receber um campus do Instituto Federal Farroupilha, que expandirá suas unidades a partir deste ano.
Segundo Pimenta, o município deve se atentar ao fato de não haver nenhuma unidade de instituto federal na microrregião de Cachoeira (definida pelo IBGE) e se empenhar em oferecer contrapartidas, especialmente de infraestrutura, para a instalação da unidade. O Ministro disse ainda que a formatação da proposta deve levar em conta a formação de profissionais que a região necessita, focando nos arranjos produtivos locais.
O Poder Executivo formará uma comissão com integrantes do poder público e da sociedade para tratar do credenciamento de Cachoeira do Sul para receber uma unidade.
A audiência pública para demonstrar que Cachoeira do Sul e a região querem uma unidade do instituto será realizada no início do mês de agosto. Após a seleção, são definidos os eixos e os cursos que serão oferecidos na unidade.