A Comissão Pró-IFFar de Cachoeira do Sul esteve reunida nesta terça-feira, para atualizar informações a respeito do processo de abertura de novas unidades de institutos federais em todo país. O edital do Ministério da Educação deve ser lançado na segunda quinzena de novembro. O grupo precisa aguardar agora o lançamento do edital para se candidatar dentro dos critérios que serão apresentados no documento.
Uma reunião na Assembleia Legislativa com os reitores dos institutos federais do Rio Grande do Sul – IFFar, IFRS e IFSul – adiantou alguns dos critérios que devem estar no edital do MEC: Ideb, população cursando ensino médio na região, incidência de populações quilombolas, indígenas e de assentamentos e as contrapartidas.
Contrapartidas – A Prefeitura já tem a garantia do aluguel de parte do prédio da Ulbra com salas de aula, ginásio de esportes e demais infraestrutura necessária para abrigar os cursos iniciais do IFFar. Além disso, a Prefeitura possui áreas para que o IFFar construa sua sede e também há o compromisso de duas emendas parlamentares para compra de veículos para o Instituto.