Comissão Especial que irá analisar Plano Municipal de Mobilidade Urbana inicia os trabalhos

Por
Comissão Especial que irá analisar Plano Municipal de Mobilidade Urbana inicia os trabalhos
DESTAQUES
21 de novembro de 2019 - camara2111

Foto: Ass. Com.

Na tarde desta quarta-feira (20), foi realizada a reunião de instalação da Comissão Especial responsável por analisar o Projeto de Lei nº 32/2019, de autoria do Executivo, que institui o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PLANMOB). A comissão terá o prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual período, para discutir e exarar parecer sobre o projeto.

Por decisão unânime, foi designado como presidente o vereador Pedro Jarrão (PDT), como secretário o vereador Igor Noronha (MDB) e como relator o vereador Azevedo da Susepe (Cidadania).

Fundamentado nos princípios e orientado nas diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, o PLANMOB é um instrumento que conta com objetivos, metas e ações de curto, médio e longo prazos, mirando um horizonte de desenvolvimento da cidade para os próximos 10 anos.

Visando transpor vigências de gestão pública, considerou-se que as ações de curto prazo serão realizadas em até três anos, as de médio prazo em até sete anos e as de longo prazo em até dez anos, a contar da data de entrada em vigor deste instrumento.

Mais

O Brasil instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana –(PNMU) em 2012 através da Lei Federal n° 12.587. Esta Lei determina que os municípios, com população acima de 20.000 habitantes, elaborem seus Planos de Mobilidade Urbana.

A PNMU tem por objetivo contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.

A política deve ser prioritariamente tratada no âmbito municipal, uma vez que compete aos municípios o seu planejamento, execução e avaliação. Desta forma, o plano municipal de mobilidade urbana surge como o seu principal instrumento de efetivação.