A Comissão de Justiça e Redação, da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, presidida pelo vereador Marcelo Figueiró, realizou a primeira reunião virtual da história do parlamento no Município. O encontro foi realizado – nesta quinta-feira (12) – em caráter experimental em função da pandemia de Covid. Os vereadores identificaram as vantagens e dificuldades que possam ocorrer no uso da ferramenta que permite a comunicação virtualmente. A plataforma utilizada para a reunião foi o aplicativo WhatsApp.
Estiveram presentes os vereadores Marcelo Figueiró, Kader Saleh, Ronaldo Trojahn, Carolina Larrondo, Magaiver Dias e o Assessor de Comissões Lúcio Scotta.
SOLUÇÃO DIGITAL
Conforme Figueiró, a reunião foi um teste que mediu a viabilidade da plataforma. “Resolvemos fazer esta experiência para colaborar com a Câmara, testando as potencialidades das reuniões virtuais. Como não existe regramento para este tipo de ação no parlamento, fizemos distribuição de projetos de lei para análise e simulamos a aprovação dos relatórios de alguns projetos. As dificuldades do sistema foram muito pequenas e certamente as reuniões virtuais são um importante instrumento para auxiliar que a Câmara continue trabalhando neste período de pandemia”, avaliou.
ANTECIPANDO O TRABALHO
Os projetos 18/2021, 19/2021, 20/2021 e 21/2021 foram distribuídos respectivamente para os vereadores Magaiver Dias, Carolina Larrondo, Ronaldo Trojahn e Kader Saleh. Foram apresentados, discutidos e aprovados (simuladamente) por consenso os pareceres dos projetos 6/2021, 9/2021, 12/2021 e 15/2021, que serão reapresentados na forma regimental, na próxima reunião presencial da Comissão de Justiça e Redação, para ser referendada sua aprovação.