Começam matrículas na rede pública estadual

Por
Começam matrículas na rede pública estadual
EDUCAÇÃO
4 de novembro de 2022 - escola matrículas - foto seduc

Período se estenderá até o próximo dia 27. Foto: Divulgação.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) definiu o calendário de matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2023. O processo é feito via internet, no site da secretaria.

O período de matrículas abre nesta segunda-feira (7) e se estenderá até o dia 27 deste mês. Podem se inscrever os estudantes que irão cursar o primeiro ano do Ensino Fundamental, primeiro ano do Ensino Médio, Curso Normal (magistério), Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, aproveitamento de estudos do Curso Normal e em Educação Profissional Subsequente ou Concomitante.

ATENÇÃO

Devem fazer a pré-matrícula, nesse mesmo período, os estudantes que ingressam no primeiro ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. No caso do Fundamental, a criança deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2023.

No momento da solicitação de pré-matrícula, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se tem irmão matriculado na instituição de ensino desejada.

O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e também ficará disponível na página da secretaria na internet.

IMPORTANTE

Com a implementação do Ensino Médio Gaúcho na Rede Estadual, os estudantes que ingressam no segundo Ano em 2023 deverão fazer sua escolha do Itinerário Formativo – Trilha de Aprofundamento Curricular. A escolha desse itinerário é feito presencialmente nas escolas, no entanto os componentes curriculares, que compõem as trilhas, podem ser selecionados pelos estudantes utilizando o aplicativo Escola RS após o login.

A rematrícula é imediata para os alunos que apresentem 75% ou mais de frequência até o final do terceiro bimestre (dia 4 de outubro). Para a inscrição de casos não citados, é necessário comparecer presencialmente na sua escola.