O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) junto com a Prefeitura de Cachoeira do Sul, lança nesta sexta-feira, às 10h30, no salão de atos do Ministério Público, o edital 01/2023, que abre as inscrições para a seleção de cinco membros titulares e cinco suplentes para o Conselho Tutelar de Cachoeira do Sul para o quadriênio 2024/2027.
O processo está sendo coordenado pela Comissão Especial do Processo de Escolha do Conselho Tutelar. As inscrições começam na próxima terça-feira (4 de abril) e seguem até 5 de maio e devem ser feitas gratuitamente no Protocolo Geral da Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 até as 17 horas. O vencimento do Conselheiro Tutelar é de R$ 1.974,15.
Para concorrer a vaga é preciso atender a alguns critérios como: ter idade superior a 21 anos, ensino médio completo, residir no município, ter reconhecida experiência comprovada de no mínimo um ano de trabalho e/ou carga horária de 200 horas de participação em atividades ou cursos na área de assistência ou formação de crianças e adolescentes, entre outros critérios.
PROVA E URNA ELETRÔNICA – O processo de escolha dos conselheiros se dará em duas etapas: prova (eliminatória) e processo de escolha por votação em data unificada. A prova será elaborada, aplicada e corrigida por uma equipe da Ulbra/Cachoeira e acontecerá no dia 18 de junho, às 9 horas, na Ulbra. Ela será composta de 30 questões de múltipla escolha. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem no mínimo 60% de acertos em toda a prova.
Na segunda etapa, os candidatos habilitados na primeira etapa participam do processo de votação no dia 1º de outubro. A eleição para escolha dos conselheiros tutelares será por meio de votação eletrônica em locais que ainda serão divulgados pela comissão. O período de campanha dos candidatos vai de 11 de julho a 29 de setembro. Ao final do processo, a comissão divulgará o nome dos cinco titulares e dos cinco suplentes mais votados. A posse acontece em 10 de janeiro de 2024.
Importante
As demais informações referentes ao processo devem ser conferidas no edital 01/2023 que será publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira.