Doses de vacinas contra a covid-19 acabaram na unidade sanitária 14 (US 14), localizada no Bairro Marina, zona norte de Cachoeira do Sul. O comunicado foi feito nesta sexta-feira (5) pela Secretaria Municipal da Saúde.
Na US1, junto ao prédio do INSS, e na US4 (antigo Centro Social Urbano), ainda há doses disponíveis. Por enquanto, podem se vacinar em Cachoeira do Sul apenas os profissionais da saúde, indígenas, idosos residentes em asilos e casas geriátricas, deficientes institucionalizados e pacientes acamados têm recebido as doses em roteiro de atendimento domiciliar elaborado pela Secretaria da Saúde.
Desde o início da campanha, Cachoeira do Sul aplicou 2.566 doses da Coronavac e da AstraZeneca, de um total de 4.586. Não há previsão quanto ao recebimento de mais doses. Já foram imunizados 2.1741 profissionais da saúde, 327 idosos residentes em casas geriátricas, 32 indígenas e 33 pessoas com deficiência.
FURA-FILAS
A pasta recebeu durante esta semana denúncias dando conta de que pessoas com formação na área da saúde, mas que não exercem a profissão, teriam ido para a fila dos profissionais da saúde no último final de semana para serem imunizadas contra a covid.
Há casos, por exemplo, de um profissional técnico em enfermagem sem vínculo empregatício no setor e de um fisioterapeuta que trabalha como comerciário que teriam recebido doses apenas apresentado registro profissional, o que é uma irregularidade.
DENÚNCIAS
A Secretaria Municipal da Saúde firmou um compromisso de responder em, no máximo, cinco dias úteis todas as denúncias relacionadas à vacinação contra o coronavírus.
As denúncias devem ser feitas pelos telefones 37246004 ou 37246085 (ramal 218 – Ouvidoria) e serão atendidas com prioridade pela Secretaria.
Conforme a diretora da pasta, Denise Caspani, todos os casos denunciados serão investigados de forma individual com base nas resoluções e normativas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. “Qualquer situação que pareça não estar correta, deve ser denunciada. Não temos interesse nenhum em ser injusto com ninguém”, explicou Denise.